Pesquisar No Site

Julho Amarelo: UAMI de Caraguatatuba promove ações para identificar hepatites, capacitação e palestras

Publicado em: 01/07/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais
Julho Amarelo: UAMI de Caraguatatuba promove ações para identificar hepatites, capacitação e palestras

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) de Caraguatatuba promove, a partir desta quinta-feira (1), ações para chamar a atenção da população sobre as hepatites virais.

As ações fazem parte da campanha “Julho Amarelo” que faz um alerta para a prevenção e controle dessas infecções.

O enfermeiro e coordenador da unidade, Renato Portes, explicou que “mesmo com a pandemia da covid-19, a unidade não pode deixar de lado a preocupação com as hepatites virais”.

Ainda de acordo com o coordenador, a campanha é “uma proposta saudável, seguindo todos os protocolos e normas de prevenção à covid”.

As atividades que a unidade irá realizar durante o mês são: testagem da população, capacitação para alunos do curso de técnico em enfermagem e palestras.

Para a testagem foram definidos três locais: Condomínio Residencial Nova Caraguá 1 (Pegorelli); Condomínio Residencial Nova Caraguá 2 (Travessão) e Condomínio Residencial Getuba. Os testes serão aplicados dentro dos salões comunitários de cada um deles.

No dia, o foco será levantar, identificar e testar a pessoa para as hepatites, porém a unidade irá disponibilizar testes de HIV e sífilis, caso a pessoa solicite.

Renato explicou que, se o resultado for positivo, a pessoa será direcionada à UAMI para iniciar o tratamento. “Se der negativo, a pessoa receberá orientações sobre os métodos de prevenção”, acrescentou o coordenador.

A ação de capacitação para alunos do curso de técnico em enfermagem das escolas de nível técnico do município (Ação Capacitar) será realiza dentro da UAMI e também em uma escola técnica.

Nessa ação, os alunos irão discutir sobre a importância do trabalho e perfil do profissional, e assuntos relacionados às infecções, o agrave e tratamento. Participarão dez alunos por palestra.

Durante todo o mês de julho, a UAMI irá realizar o atendimento e testagem de hepatites, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. Qualquer pessoa pode procurar a unidade para realizar o exame.

Nos mesmos dias e horários, também serão ofertados os testes de HIV e sífilis. Qualquer pessoa, a partir de 12 anos, pode realizar os testes rápidos que dão ao paciente, de forma segura e sigilosa, o diagnóstico dessas infecções.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré.

Cronograma “Julho Amarelo”

Testagem da população:

16/07 – Condomínio Residencial Nova Caraguá 1 (Pegorelli), das 9 às 15h.

23/07 – Condomínio Residencial Nova Caraguá 2 (Travessão), das 9 às 15h.

30/07 – Condomínio Residencial Getuba, das 9 às 15h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba
Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba

Os artistas e fazedores de cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo – LPG em Caraguatatuba, terão o prazo prorrogado para execução dos projetos contemplados nos Editais nº 22/2023, 23/2023 e 24/2023. A data foi estendida até 30 de junho de 2025. Após a solicitação de alguns artistas contemplados, foi referendada na reunião do Conselho Municipal de Política

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/06/2025
Caraguatatuba reforça eleição do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
Caraguatatuba reforça eleição do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

A eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê é realizada nesta terça-feira (24), até às 16h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Rua Santos Dumont, 502, Centro. A votação é um passo importante para fortalecer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/06/2025
Passagem de Pedestres na Rodovia SP 55 é reinstalada no Pontal de Santamarina
Passagem de Pedestres na Rodovia SP 55 é reinstalada no Pontal de Santamarina

A passagem de pedestres localizada na Avenida José Herculano (Rodovia SP-55), em frente ao Serramar Shopping, no Pontal de Santamarina, em Caraguatatuba, foi reinstalada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), em atendimento a uma solicitação do governo municipal, na terça-feira (24). O dispositivo, uma lombofaixa, combina as características de

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 25/06/2025
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho

Os trabalhos descentralizados de zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem na primeira semana de junho os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina Ponte Seca, Sumaré, Jetuba, Capricórnio (I e II), Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 04/06/2025
IMG_3897
Secretaria de Urbanismo promove capacitação técnica com Polícia Militar e fortalece ações de fiscalização

A Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba iniciou, na terça-feira (24), uma capacitação técnica voltada à Polícia Militar (PM), com foco na aplicação do Código de Posturas do Município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23. A formação segue até sexta-feira, dia 27, no auditório do 20º Batalhão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/06/2025