Pesquisar No Site

Julho Amarelo: UAMI de Caraguatatuba promove ações para identificar hepatites, capacitação e palestras

Publicado em: 01/07/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais
Julho Amarelo: UAMI de Caraguatatuba promove ações para identificar hepatites, capacitação e palestras

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) de Caraguatatuba promove, a partir desta quinta-feira (1), ações para chamar a atenção da população sobre as hepatites virais.

As ações fazem parte da campanha “Julho Amarelo” que faz um alerta para a prevenção e controle dessas infecções.

O enfermeiro e coordenador da unidade, Renato Portes, explicou que “mesmo com a pandemia da covid-19, a unidade não pode deixar de lado a preocupação com as hepatites virais”.

Ainda de acordo com o coordenador, a campanha é “uma proposta saudável, seguindo todos os protocolos e normas de prevenção à covid”.

As atividades que a unidade irá realizar durante o mês são: testagem da população, capacitação para alunos do curso de técnico em enfermagem e palestras.

Para a testagem foram definidos três locais: Condomínio Residencial Nova Caraguá 1 (Pegorelli); Condomínio Residencial Nova Caraguá 2 (Travessão) e Condomínio Residencial Getuba. Os testes serão aplicados dentro dos salões comunitários de cada um deles.

No dia, o foco será levantar, identificar e testar a pessoa para as hepatites, porém a unidade irá disponibilizar testes de HIV e sífilis, caso a pessoa solicite.

Renato explicou que, se o resultado for positivo, a pessoa será direcionada à UAMI para iniciar o tratamento. “Se der negativo, a pessoa receberá orientações sobre os métodos de prevenção”, acrescentou o coordenador.

A ação de capacitação para alunos do curso de técnico em enfermagem das escolas de nível técnico do município (Ação Capacitar) será realiza dentro da UAMI e também em uma escola técnica.

Nessa ação, os alunos irão discutir sobre a importância do trabalho e perfil do profissional, e assuntos relacionados às infecções, o agrave e tratamento. Participarão dez alunos por palestra.

Durante todo o mês de julho, a UAMI irá realizar o atendimento e testagem de hepatites, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. Qualquer pessoa pode procurar a unidade para realizar o exame.

Nos mesmos dias e horários, também serão ofertados os testes de HIV e sífilis. Qualquer pessoa, a partir de 12 anos, pode realizar os testes rápidos que dão ao paciente, de forma segura e sigilosa, o diagnóstico dessas infecções.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré.

Cronograma “Julho Amarelo”

Testagem da população:

16/07 – Condomínio Residencial Nova Caraguá 1 (Pegorelli), das 9 às 15h.

23/07 – Condomínio Residencial Nova Caraguá 2 (Travessão), das 9 às 15h.

30/07 – Condomínio Residencial Getuba, das 9 às 15h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024