Pesquisar No Site
FUNDACC, Secretaria de Meio Ambiente e E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr. realizam plantio de mudas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente
FUNDACC, Secretaria de Meio Ambiente e E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr. realizam plantio de mudas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente
Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente e Ecologia, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca e a Escola Estadual Doutor Eduardo Correa da Costa Junior realizará, ao longo do mês de junho, o plantio de mudinhas em três diferentes pontos do município.
O primeiro local que receberá as novas mudinhas é a E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr., no bairro Tinga, seguido pelo Centro Cultural do Poiares e o Centro Cultural João Paulo dos Santos, localizado no bairro Alto do Jetuba.
A ação, que tem como intuito envolver estudantes do ensino médio da rede estadual em atividades ambientais da prefeitura, será feita pelos alunos da escola e da oficina de Hortas Agroecológicas da Fundação.
Segundo a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, “ações como esta são de suma importância para nossa sociedade, pois é dentro da sala de aula e com a conscientização dos mais jovens que a mudança virá. Quero parabenizar a escola pelo incentivo aos alunos e agradecer a todos que estão participando deste projeto”.
Projetos Ambientais da E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr.
Desde 2015, a E. E. Dr. Eduardo Correia da Costa Jr. tem realizado ações junto aos alunos no interior e no entorno da escola, com atividades como: hortas comunitárias, arborização e climatização dos ambientes, combate de pragas, ressignificação dos espaços escolares, reciclagem, limpeza adequada, compostagem, estudo do meio (micro e macro), áreas de risco, vulnerabilidade e perigos ambientais.
A escola já participou de exposições fotográficas e visitas monitoradas, desde o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) até visita à área de proteção ambiental do Juquehy; replantio de mudas em área de proteção, construção e confecção de equipamentos caseiros de filtragem e medição de chuva.
“Muitas destas temáticas são trabalhadas nas aulas de eletivas, aulas de biologia, geografia, e práticas experimentais, todas ofertadas pela escola E. E. Integral Dr. Eduardo”, contou o agente de organização e técnico ambiental João Henrique Oliveira.
Em 2019, tais ações culminaram numa importante participação da escola no seminário de Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD), promovida pela Defesa Civil Estadual e pelo Consulado do Japão, sediado pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), representado pelo professor e coordenador geral Eduardo Silva Neto.
Em 2020 e 2021, mesmo de forma remota devido à pandemia, algumas ações foram continuadas, como: melhorias dos ambientes da escola, horta e ampliação da parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) em projeto de pré-iniciação científica na temática ERRD.
A escola conta, ainda, com o envolvimento e apoio do diretor Adriano Litério Cáceres, da vice-diretora Silvia Aparecida Fonseca, do coordenador pedagógico Eduardo Silva Neto e do agente de organização e técnico ambiental João Henrique Oliveira.
Veja Também Recentes
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha começa na sexta-feira com tradição, fé e cultura em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, localizada no bairro Martim de Sá, realiza o 26º Arraiá a partir desta sexta-feira (3/7) até o dia 26 de julho, com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Negócios Serra, Fé e Mar em São José dos Campos
A Prefeitura de Caraguatatuba vai participar do 1º Encontro de Negócios Serra, Fé e Mar, marcado para o dia 2 de julho, das 9h às 12h, no Aeroporto de São José dos Campos (SJK Airport), com a apresentação do trade turístico e de roteiros de passeios do município em rodada
Caraguatatuba comemora centenário de Antonio Carelli com exposição no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) e o Núcleo Desenho Vivo realizam a exposição “O tom de uma vida inteira” em comemoração ao Centenário de Antonio Carelli. A abertura ocorre no dia 3 de julho às 19h e a exposição poderá ser visitada até o dia 19
Prefeitura divulga programação de julho da Operação Cata-Treco com mais de 30 bairros de Caraguatatuba
A Operação Cata-Treco da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre ruas de 33 bairros entre os dias 1º e 31 de julho. A iniciativa auxilia a população no descarte correto de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte. O cronograma (sujeito a alterações)
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e