Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba utiliza soluções do Aprova Brasil e beneficia mais de 10 mil alunos

Educação de Caraguatatuba utiliza soluções do Aprova Brasil e beneficia mais de 10 mil alunos
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, integrou aos instrumentos pedagógicos da rede pública, materiais do projeto Aprova Brasil, uma solução educacional que identifica habilidades e desenvolve competências pedagógicas, focadas em leitura e matemática, com ações integradas envolvendo gestores, professores e alunos.

#PraCegoVer: Aluno da rede pública municipal de Caraguatatuba durante aula de matemática, com atividades práticas sobre figuras geométricas. (Imagem: Reprodução/PMC)
Além do material didático, o projeto possui diversos recursos digitais. Para alunos, são disponibilizadas videoaulas, simulados on-line, livros digitais, que ajudam no processo de ensino e aprendizagem. A novidade é o Aprova Games, um aplicativo gratuito para download e para uso para turmas do 3º e 5º ano. Após instalado, o uso do aplicativo não consome o plano de dados do usuário. Os alunos do Ensino Fundamental II podem baixar e usar gratuitamente o Modernaedu.
Para os educadores, também estão disponíveis os acessos e recursos digitais que tornam mais ágil a rotina com correção automática de simulados, avaliações diagnósticas e a plataforma, onde é possível monitorar as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos e as possíveis intervenções pedagógicas necessárias.
Aproximadamente 10 mil alunos rede municipal de ensino de Caraguatatuba estão utilizando o material nesse ano letivo, entre estudantes do Ensino Fundamental I (a partir do 3º ano), ao último ano do Ensino Fundamental II (9º ano).
A secretária de educação, Márcia Paiva, comentou que Caraguatatuba integrou esse material desde 2017 em sua rede de ensino. Para esse ano letivo, com os desafios impostos pela pandemia, o município ampliou para os recursos digitais, além dos livros didáticos. Ela explica que o material ajuda na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. “É um trabalho que recupera e avança no direcionamento dos níveis de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Prova Brasil e Ideb”, disse.
O setor de Apoio Pedagógico informou que a preparação para utilização do material iniciou em abril, com dois encontros formativos realizados com os professores. A entrega dos livros foi realizada aos pais e responsáveis no final do primeiro bimestre. No início do mês de maio, os alunos iniciaram as lições nas atividades remotas e aulas presenciais. O próximo passo é ampliar a utilização do acesso digital, com uso do aplicativo gratuito. Ela comenta que “O material agrega ao trabalho que os docentes realizam com empenho e compromisso nesse contexto tão desafiador. É mais uma possibilidade para o aluno aprimorar suas habilidades, saberes e também aprender a estudar em casa. Afinal, permitirá a participação dos estudantes nas aulas remotas e presenciais”, conclui.
Veja Também Recentes

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período