Pesquisar No Site
Novos membros tomam posse e Comtur elege presidência para biênio 2020/2022
Novos membros tomam posse e Comtur elege presidência para biênio 2020/2022
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Caraguatatuba empossou, na quarta-feira (9), seus novos membros e escolhei a diretoria que vai atuar no biênio 2020/2022.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, e a diretora do Caraguá Praia Shopping, Edna Sues, foram eleitas pela maioria dos votos (14 a 5) para a presidência e vice-presidência, respectivamente. Elas assumem no lugar de Sandra Abril e Josinaldo Gomes da Silva.

#PraCegoVer: Integrantes do Comtur estão em pé , na frente da Secretaria de Turismo (Foto: Divulgação/PMC)
Também concorreram no processo eleitoral Wilson Oliveira, representando a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) para presidente e Alan Leonard da Fonseca, pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) para vice.
Recentemente o estatuto do Comtur foi modificado para que novos segmentos pudessem ter cadeira nesse órgão que considerado o principal para a discussão de políticas públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento do turismo no município.
Pela sociedade privada foram inclusos os setores de Receptivo Turístico, Unidade de Conservação Ambiental (Parque Estadual da Serra do Mar – PESM) e Turismo de Base Comunitária – com a Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha. Pelo poder público receberam cadeiras as secretaria de Urbanismo e de Comunicação.
Também tem cadeira no Comtur pela iniciativa privada a Associação de Quiosques, Associação de Surf, Associação de Taxistas e Transportes de Passageiros, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e segmentos de Shoppings (Serramar e Caraguá Praia com duas vagas). ACE e AHP também têm duas cadeiras cada.
Pelo poder público também fazem parte os representantes das secretarias de Turismo, Educação, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Meio Ambiente Agricultura e Pesca e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Aos presentes na cerimônia de posse, a secretária Maria Fernanda destacou que, juntamente com a construção civil, o turismo é hoje ferramenta fundamental para a retomada forte da economia do município diante da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Conseguimos colocar outros segmentos mostrando que Caraguatatuba não é apenas sol e praia e eventos. É um conjunto de fatores e precisamos desse olhar abrangente de todos os setores”.
Como nova presidente do Comtur, Maria Fernanda destacou que vai encaminhar ofício ao Estado para que seja implantada no município uma Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, além de fazer com que o órgão consiga colocar em prática o que já vem sendo discutido.
“Já conseguimos atender cerca de 95% do que foi proposto do PDT (Plano Diretor do Turismo que passa por revisão), além de atualizar a legislação e o regimento interno”, finalizou.
Veja Também Recentes
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba
A tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais estratégico na construção de uma educação pública inclusiva, organizada e capaz de acompanhar as necessidades de cada estudante. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu o Sistema EduConnect/Educação Especial Inclusiva (EEI), que se desponta como uma importante ferramenta para
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado
A peça “Caravana do Circo sem Futuro”, do grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), abre neste sábado (17/10), às 19h, na Praça da Cultura, a programação do 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. A mostra é gratuita e prevê até domingo (18/10) mais de 20 atrações
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir desta semana, o 10º Curta Caraguá – festival de cinema que incentiva a produção audiovisual nas escolas. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de outubro. Entre as atrações, estão exibições de filmes, oficina de produção
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,