Pesquisar No Site

Novos membros tomam posse e Comtur elege presidência para biênio 2020/2022

Publicado em: 10/12/2020
Novos membros tomam posse e Comtur elege presidência para biênio 2020/2022
Novos membros tomam posse e Comtur elege presidência para biênio 2020/2022

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Caraguatatuba empossou, na quarta-feira (9), seus novos membros e escolhei a diretoria que vai atuar no biênio 2020/2022.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, e a diretora do Caraguá Praia Shopping, Edna Sues, foram eleitas pela maioria dos votos (14 a 5) para a presidência e vice-presidência, respectivamente. Elas assumem no lugar de Sandra Abril e Josinaldo Gomes da Silva.

#PraCegoVer: Integrantes do Comtur estão em pé , na frente da Secretaria de Turismo (Foto: Divulgação/PMC)

Também concorreram no processo eleitoral Wilson Oliveira, representando a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) para presidente e Alan Leonard da Fonseca, pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) para vice.

Recentemente o estatuto do Comtur foi modificado para que novos segmentos pudessem ter cadeira nesse órgão que considerado o principal para a discussão de políticas públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento do turismo no município.

Pela sociedade privada foram inclusos os setores de Receptivo Turístico, Unidade de Conservação Ambiental (Parque Estadual da Serra do Mar – PESM) e Turismo de Base Comunitária – com a Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha. Pelo poder público receberam cadeiras as secretaria de Urbanismo e de Comunicação.

Também tem cadeira no Comtur pela iniciativa privada a Associação de Quiosques, Associação de Surf, Associação de Taxistas e Transportes de Passageiros, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e segmentos de Shoppings (Serramar e Caraguá Praia com duas vagas). ACE e AHP também têm duas cadeiras cada.

Pelo poder público também fazem parte os representantes das secretarias de Turismo, Educação, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Meio Ambiente Agricultura e Pesca e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Aos presentes na cerimônia de posse, a secretária Maria Fernanda destacou que, juntamente com a construção civil, o turismo é hoje ferramenta fundamental para a retomada forte da economia do município diante da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Conseguimos colocar outros segmentos mostrando que Caraguatatuba não é apenas sol e praia e eventos. É um conjunto de fatores e precisamos desse olhar abrangente de todos os setores”.

Como nova presidente do Comtur, Maria Fernanda destacou que vai encaminhar ofício ao Estado para que seja implantada no município uma Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, além de fazer com que o órgão consiga colocar em prática o que já vem sendo discutido.

“Já conseguimos atender cerca de 95% do que foi proposto do PDT (Plano Diretor do Turismo que passa por revisão), além de atualizar a legislação e o regimento interno”, finalizou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024