Pesquisar No Site

Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

Publicado em: 29/07/2020
Pró-Mulher de Caraguatatuba fecha primeiro semestre com mais de 13 mil atendimentos
Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), inaugurado em 2019, foi idealizado para oferecer acolhimento, carinho e respeito às mulheres de Caraguatatuba. Um espaço onde a mulher consegue realizar consultas, exames e receber todo atendimento necessário, seja para a saúde física ou psicológica.

#PraCegoVer: De jaleco, enfermeira manipula frasco de leite materno doado (Foto: Divulgação/PMC)

Desde a sua inauguração, até o mês de junho de 2020, foram realizados 26.067 atendimentos entre consultas e exames.

No Pró-Mulher são realizados pré-natais de alto risco e exames como densitometria óssea e ultrassonografia. Outro procedimento realizado na unidade, desde março de 2020, é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês passado foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

A unidade também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH), inaugurado em 2018 pela Prefeitura. Anteriormente, os atendimentos desses serviços eram realizados em outro endereço.

Com a transferência do Ceami e o BLH para o Pró-Mulher, mamães e bebês ganharam um espaço mais amplo e moderno. Os recém-nascidos têm a primeira consulta com pediatra na própria unidade Ceami.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, o BLH conta com cerca de 300 doadoras de leite humano cadastradas e 3 mil mães para receber o atendimento de acompanhamento de apoio à amamentação.

Atendimento às vítimas de violência é prioridade

Segundo a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, todas as solicitações que chegam através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) de Caraguatatuba, inaugurado em 2017 com o objetivo de prestar assistência às mulheres vítimas de violência no município, são prioridades na unidade.

Além dos atendimentos com psicólogo e ginecologista, são realizados diversos grupos terapêuticos com mulheres vítimas de algum tipo de violência que comprometa a sua integridade física, mental ou moral.

Porém, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que os grupos terapêuticos fossem suspensos. Nesse período, as vítimas recebem apoio, via telefone, pela equipe do CIAM.

Com a pandemia, o CIAM realizou, em média, 40 atendimentos. Entre eles estão: acolhimento, atendimento individual, atendimento psicossocial, atendimento sociojurídico e encaminhamentos específicos para a rede de serviços.

O CIAM e o Pró-Mulher formam um conjunto de apoio à mulher. Uma arma poderosa contra a violência feminina à disposição da população.

Denúncias

Atos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma sigilosa e confidencial pelo telefone 180, número gratuito que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME). O telefone é o (12)3883-9908 e o horário de atendimento: 8h às 17h.

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é o (12) 3897-3500.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024