Pesquisar No Site

Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

Publicado em: 29/07/2020
Pró-Mulher de Caraguatatuba fecha primeiro semestre com mais de 13 mil atendimentos
Pró-Mulher e CIAM são referências em saúde e apoio a mulher em Caraguatatuba

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), inaugurado em 2019, foi idealizado para oferecer acolhimento, carinho e respeito às mulheres de Caraguatatuba. Um espaço onde a mulher consegue realizar consultas, exames e receber todo atendimento necessário, seja para a saúde física ou psicológica.

#PraCegoVer: De jaleco, enfermeira manipula frasco de leite materno doado (Foto: Divulgação/PMC)

Desde a sua inauguração, até o mês de junho de 2020, foram realizados 26.067 atendimentos entre consultas e exames.

No Pró-Mulher são realizados pré-natais de alto risco e exames como densitometria óssea e ultrassonografia. Outro procedimento realizado na unidade, desde março de 2020, é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês passado foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

A unidade também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH), inaugurado em 2018 pela Prefeitura. Anteriormente, os atendimentos desses serviços eram realizados em outro endereço.

Com a transferência do Ceami e o BLH para o Pró-Mulher, mamães e bebês ganharam um espaço mais amplo e moderno. Os recém-nascidos têm a primeira consulta com pediatra na própria unidade Ceami.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, o BLH conta com cerca de 300 doadoras de leite humano cadastradas e 3 mil mães para receber o atendimento de acompanhamento de apoio à amamentação.

Atendimento às vítimas de violência é prioridade

Segundo a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, todas as solicitações que chegam através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) de Caraguatatuba, inaugurado em 2017 com o objetivo de prestar assistência às mulheres vítimas de violência no município, são prioridades na unidade.

Além dos atendimentos com psicólogo e ginecologista, são realizados diversos grupos terapêuticos com mulheres vítimas de algum tipo de violência que comprometa a sua integridade física, mental ou moral.

Porém, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que os grupos terapêuticos fossem suspensos. Nesse período, as vítimas recebem apoio, via telefone, pela equipe do CIAM.

Com a pandemia, o CIAM realizou, em média, 40 atendimentos. Entre eles estão: acolhimento, atendimento individual, atendimento psicossocial, atendimento sociojurídico e encaminhamentos específicos para a rede de serviços.

O CIAM e o Pró-Mulher formam um conjunto de apoio à mulher. Uma arma poderosa contra a violência feminina à disposição da população.

Denúncias

Atos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma sigilosa e confidencial pelo telefone 180, número gratuito que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME). O telefone é o (12)3883-9908 e o horário de atendimento: 8h às 17h.

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é o (12) 3897-3500.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba está desde quinta-feira (18) com novas medidas para dar mais agilidade no atendimento da UPA Central. Após a triagem, os pacientes diagnosticados com suspeita de dengue são encaminhados para carreta instalada na frente da UPA, onde passam por atendimento médico. Após passarem em consulta médica são

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024