Pesquisar No Site

Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Publicado em: 10/02/2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 12 cursos previstos para 2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Quem passa pela orla da avenida da praia em Caraguatatuba e observa uma carreta estacionada, se surpreende ao entrar e conhecer a Unidade Móvel do Senai.

Totalmente equipada, a unidade é um verdadeiro laboratório de elétrica, com uma variedade de aparelhos eletrodomésticos, ferramentas para os reparos e equipamentos de segurança.

#PraCegoVer: Alunos do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos sentados em carteiras. (Foto: Divulgação/PMC)

Instalada ao lado da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, a unidade móvel é sede do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos, iniciado nesta segunda-feira (10/02). Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Senai, a primeira fase do curso foi realizada no final de 2019 com a formação sobre eletrodomésticos pequenos. As aulas iniciadas hoje tratarão de eletrodomésticos da linha branca.

A turma é composta por 16 alunos e contará com carga horária de 80 horas. Durante a formação, os alunos aprenderão a executar manutenção em aparelhos eletrodomésticos conhecidos como linha branca: condicionador de ar compacto, refrigerador, freezer, lavadora de roupas e micro-ondas.

O instrutor do Senai, Alan Ferreira da Silva, explica que com a formação, os alunos sairão aptos a exercerem manutenção e reparos, podendo atuar no setor industrial ou como micro empreendedores individuais (MEI).

“Os alunos aprenderão desde a organização do local de trabalho, a seguir procedimentos, legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança. Poderão oferecer o serviço imediatamente após a conclusão do curso”, disse.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, reafirma a importância da parceria com o Senai.

#PraCegoVer: Equipamentos eletrodomésticos da linha branca. (Imagem: Divulgação /PMC)

“Durante o ano de 2019 pudemos oferecer 18 cursos para a população. Sabemos que os cursos do Senai são muito valorizados pelo mercado de trabalho. Prova disso, é o alto índice de absorção da mão de obra, além das pessoas com perfil de empreendedorismo que abriram seus próprios negócios e estão gerando e aumentando a renda de suas famílias”, disse.

Para o ano de 2020 já estão previstos 15 cursos. As informações sobre requisitos e período de inscrições serão divulgadas em breve.

 

Os próximos cursos previstos são:

  • NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade;
  • NR-11 – Operação de empilhadeira;
  • NR-35 – Segurança nas atividades com trabalhos em altura;
  • Operação de pá carregadeira.

 

Microempreendedor individual

O Microempreendedor Individual foi criado pela Lei Federal nº 128/2008 para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade e, principalmente, promover esta formalização com uma carga tributária reduzida.

O MEI se tornou um dos maiores programas de inclusão social do país. Todas as informações sobre o programa podem ser obtidas no SEBRAE.

Em Caraguatatuba a sede fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1011 – Sumaré. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024