Pesquisar No Site

Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Publicado em: 10/02/2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 12 cursos previstos para 2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Quem passa pela orla da avenida da praia em Caraguatatuba e observa uma carreta estacionada, se surpreende ao entrar e conhecer a Unidade Móvel do Senai.

Totalmente equipada, a unidade é um verdadeiro laboratório de elétrica, com uma variedade de aparelhos eletrodomésticos, ferramentas para os reparos e equipamentos de segurança.

#PraCegoVer: Alunos do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos sentados em carteiras. (Foto: Divulgação/PMC)

Instalada ao lado da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, a unidade móvel é sede do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos, iniciado nesta segunda-feira (10/02). Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Senai, a primeira fase do curso foi realizada no final de 2019 com a formação sobre eletrodomésticos pequenos. As aulas iniciadas hoje tratarão de eletrodomésticos da linha branca.

A turma é composta por 16 alunos e contará com carga horária de 80 horas. Durante a formação, os alunos aprenderão a executar manutenção em aparelhos eletrodomésticos conhecidos como linha branca: condicionador de ar compacto, refrigerador, freezer, lavadora de roupas e micro-ondas.

O instrutor do Senai, Alan Ferreira da Silva, explica que com a formação, os alunos sairão aptos a exercerem manutenção e reparos, podendo atuar no setor industrial ou como micro empreendedores individuais (MEI).

“Os alunos aprenderão desde a organização do local de trabalho, a seguir procedimentos, legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança. Poderão oferecer o serviço imediatamente após a conclusão do curso”, disse.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, reafirma a importância da parceria com o Senai.

#PraCegoVer: Equipamentos eletrodomésticos da linha branca. (Imagem: Divulgação /PMC)

“Durante o ano de 2019 pudemos oferecer 18 cursos para a população. Sabemos que os cursos do Senai são muito valorizados pelo mercado de trabalho. Prova disso, é o alto índice de absorção da mão de obra, além das pessoas com perfil de empreendedorismo que abriram seus próprios negócios e estão gerando e aumentando a renda de suas famílias”, disse.

Para o ano de 2020 já estão previstos 15 cursos. As informações sobre requisitos e período de inscrições serão divulgadas em breve.

 

Os próximos cursos previstos são:

  • NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade;
  • NR-11 – Operação de empilhadeira;
  • NR-35 – Segurança nas atividades com trabalhos em altura;
  • Operação de pá carregadeira.

 

Microempreendedor individual

O Microempreendedor Individual foi criado pela Lei Federal nº 128/2008 para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade e, principalmente, promover esta formalização com uma carga tributária reduzida.

O MEI se tornou um dos maiores programas de inclusão social do país. Todas as informações sobre o programa podem ser obtidas no SEBRAE.

Em Caraguatatuba a sede fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1011 – Sumaré. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024
Prova do aniversário de Caraguatatuba abre temporada 2024 de corrida de rua
Prova do aniversário de Caraguatatuba abre temporada 2024 de corrida de rua

A prova pedestre do Aniversário de Caraguá 167 Anos marcou a 1ª Etapa do Circuito Caraguá de Corrida de Rua 2024.  A largada da competição ocorreu no último domingo (28/4), na Praça da Cultura, no Centro. Ao todo, 1.000 atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024