Pesquisar No Site

Semana da Pessoa com Deficiência promove apresentações de circo e palestras sobre autismo e inclusão no mercado de trabalho

Destaques
Semana da Pessoa com Deficiência promove apresentações de circo e palestras sobre autismo e inclusão no mercado de trabalho
Semana da Pessoa com Deficiência promove apresentações de circo e palestras sobre autismo e inclusão no mercado de trabalho

A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), iniciou nesta segunda-feira (2/12), a Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que segue até a próxima sexta-feira (6), com diversas atividades.

#PraCegoVer: homem fala ao microfone, ele usa camisa clara e ao fundo, telão com apresentação da empresa. (Fotos: Divulgação/PMC).

A comemoração é alusiva ao dia 3 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a fim de sensibilizar a sociedade para a convivência com a diversidade e o respeito às diferenças.

A programação iniciou com a palestra “Isenção de Impostos na compra de veículos para Pessoas com Deficiência e familiares”, ministrada por representantes da empresa Vale Isenções.

Pessoas com deficiência, sendo elas condutoras ou não, podem ter direito a isenção de vários impostos na aquisição de veículos 0km. O benefício pode chegar até 30% de isenção para veículos que custam até R$ 70 mil, dependendo do imposto.

Segundo o diretor comercial da empresa, Robinson Santos, não é a doença que dá o direito à isenção, mas sim, a sequela que a doença ocasionou na pessoa. “Mulheres que sofreram mastectomia também podem se isentar dos impostos, assim como, pais de filhos com deficiência, também tem direito”, explicou.

Informações completas sobre o benefício podem ser obtidas no Poupatempo ou com a empresa Vale Isenções (12) 99782-5032.

#PraCegoVer: Banner de divulgação da Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em ilustração, na arte da foto vários desenhos de pessoas, adultos, crianças, homens e mulheres com algum tipo de deficiência. (Foto: Arte/PMC).

A programação continua na terça-feira (03), no Ciapi, com dois espetáculos circenses da “CIA Dois Palito”. O primeiro será às 9h, com a apresentação de rua “Se Liga”, um show circense falado que envolve palhaçaria, acrobacia e música.

Às 14h, “Alguém nos Louvre”, que também abrange palhaçaria, mas traz comicidade corporal, é direcionada ao público com deficiência auditiva e/ou surdez.

Na quarta-feira (04), às 9h, o especialista em Educação e Autismo, que também é autista, Guilherme Sousa Bastos, ministrará a palestra “Intervenção Naturalista para TEA baseada em ABA: Uma visão tecnológica e abrangente”, no Ciapi.

Já na quinta-feira (05), às 14h, também no Ciapi, palestra “Capacidade Civil, Direitos Humanos e Inclusão da Pessoa com Deficiência”, ficará por conta de Pedro Pulzatto Peruzzo, Doutor em Direito pela USP, Advogado e Consultor Geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Ambos os eventos vão conceder certificação de 3 horas para os participantes.

E para fechar o cronograma, às 8h30, na sexta-feira (06), a sede da Associação Comercial de Caraguatatuba recebe o projeto “Abordagem Inclusiva”, realizado pela Nutricionista com Deficiência Visual Mariana Prado Barbosa. O encontro capacitará os funcionários de estabelecimentos comerciais para um atendimento inclusivo. Este evento é direcionado aos comerciantes associados.

O Ciapi fica na Avenida Jorge Burihan, nº 30, no bairro Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária). Para mais informações, o telefone é (12) 3886-3050.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou  jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Novos conselheiros do Meio Ambiente tomam posse para biênio 2026–2028 em Caraguatatuba
Novos conselheiros do Meio Ambiente tomam posse para biênio 2026–2028 em Caraguatatuba

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomaram posse no último dia 30 de abril para o biênio 2026–2028. A nova composição traz avanços importantes, com a ampliação da representatividade. Entre as novidades, estão duas novas cadeiras: uma destinada aos servidores da Secretaria de Urbanismo e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 06/05/2026
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba ampliou a série de formações voltadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) na prática pedagógica, com a realização de novos workshops ao longo da última semana na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. As capacitações atenderam diferentes públicos da rede municipal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/04/2026
WhatsApp Image 2025-05-07 at 11.49.53 (2)
Prefeitura chama mais agentes de apoio escolar para rede de ensino de Caraguatatuba

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/04/2026
Caraguatatuba amplia atendimento de fisioterapia com contratação de profissionais
Caraguatatuba amplia atendimento de fisioterapia com contratação de profissionais

A Prefeitura de Caraguatatuba ampliou e qualificou a oferta de atendimentos de fisioterapia na rede municipal de saúde com a convocação de três novos profissionais aprovados no concurso público de 2023. As admissões ocorreram no início do ano. Na unidade do Porto Novo, a Secretaria de Saúde ampliou os atendimentos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2026
Foto Divulgação PMC 1
Fundo Social leva alunas ao maior evento de confeitaria do Brasil em São Paulo

O Fundo Social de Caraguatatuba levou 14 alunas que participaram do Workshop de Alimentos de Páscoa, gratuito, realizado pela instituição, no mês passado, para Mara Cakes Fair, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, na quarta-feira (22). A iniciativa do Fundo Social teve como objetivo proporcionar a essas mulheres empreendedoras

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2026