Pesquisar No Site
Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade

Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade
O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que a maioria dos casos no mundo ocorre a partir dos 65 anos de idade. Como forma de levar informação, principalmente para prevenção, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba promoveu na última quinta-feira (21/11) uma palestra sobre o assunto.

#PraCegoVer: destaque para o enfermeiro falando e ao fundo uma TV presa na parece, com apresentação da palestra (Fotos: Divulgação/PMC).
Ministrada pelo enfermeiro supervisor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Portes, a palestra abordou sobre o alto índice de câncer de próstata na terceira idade.
Segundo o enfermeiro, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. “No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma)”, explicou Renato.
O câncer de próstata não possui um fator de risco especifico, mas os dois mais importantes são o envelhecimento, representando 62% acima de 65 anos e a hereditariedade (genética), de parentes de 1º grau.

#PraCegoVer: vários idosos e idosas sentados em cadeiras amarelas de costas, assistindo palestra do enfermeiro que está em pé na frente da sala falando. Ele usa um jaleco na cor branca (Fotos: Divulgação/PMC).
Estima-se que em 2020, haverá 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil. “Por isso é extremamente essencial a prevenção e a realização de Campanhas, como o Novembro Azul, para alertar o público da importância dos exames”, explicou o enfermeiro.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer, além também da realização de atividades físicas, evitar o uso de cigarro e bebida alcoólica.
Portes ainda acrescentou que a realização do Exame de PSA, toque retal, biopsia, avaliação clínica, dentre outros exames mais específicos também são essenciais para o diagnóstico.
O exame de toque é indicado para homens acima de 45 anos de idade, e com histórico familiar, acima de 40 anos. É indolor e deve ser realizado anualmente. É considerado um exame complementar, mas primordial, sendo necessário também, o exame de sangue.
Fique atento aos sinais: urina fraca e em gotas, impotência, dor ao ejacular e sangue no sêmen e lembre-se, prevenir sempre será o melhor remédio!
Veja Também Recentes

Inscrições para Conselho Gestor do Parque do Juqueriquerê são prorrogadas até 23 de maio
Foi prorrogado o prazo de inscrições para a eleição de representantes da sociedade civil organizada ligados à proteção, conservação e educação ambiental no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê. As entidades interessadas agora têm até o dia 23 de maio para realizar a inscrição dos candidatos. A medida

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Fundacc abre inscrições para 14º Litoral Em Dança
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas para o 14º Litoral Em Dança, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, no Teatro Mario Covas. Podem se inscrever bailarinos, escolas, academias ou grupos, como pessoa física, jurídica ou coletivo informal,

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas