Pesquisar No Site

Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade

Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade
Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que a maioria dos casos no mundo ocorre a partir dos 65 anos de idade. Como forma de levar informação, principalmente para prevenção, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba promoveu na última quinta-feira (21/11) uma palestra sobre o assunto.

#PraCegoVer: destaque para o enfermeiro falando e ao fundo uma TV presa na parece, com apresentação da palestra (Fotos: Divulgação/PMC).

Ministrada pelo enfermeiro supervisor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Portes, a palestra abordou sobre o alto índice de câncer de próstata na terceira idade.

Segundo o enfermeiro, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. “No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma)”, explicou Renato.

O câncer de próstata não possui um fator de risco especifico, mas os dois mais importantes são o envelhecimento, representando 62% acima de 65 anos e a hereditariedade (genética), de parentes de 1º grau.

#PraCegoVer: vários idosos e idosas sentados em cadeiras amarelas de costas, assistindo palestra do enfermeiro que está em pé na frente da sala falando. Ele usa um jaleco na cor branca (Fotos: Divulgação/PMC).

Estima-se que em 2020, haverá 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil. “Por isso é extremamente essencial a prevenção e a realização de Campanhas, como o Novembro Azul, para alertar o público da importância dos exames”, explicou o enfermeiro.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer, além também da realização de atividades físicas, evitar o uso de cigarro e bebida alcoólica.

Portes ainda acrescentou que a realização do Exame de PSA, toque retal, biopsia, avaliação clínica, dentre outros exames mais específicos também são essenciais para o diagnóstico. 

O exame de toque é indicado para homens acima de 45 anos de idade, e com histórico familiar, acima de 40 anos. É indolor e deve ser realizado anualmente. É considerado um exame complementar, mas primordial, sendo necessário também, o exame de sangue.

Fique atento aos sinais: urina fraca e em gotas, impotência, dor ao ejacular e sangue no sêmen e lembre-se, prevenir sempre será o melhor remédio!

Secretaria de Comunicação Social – 22/11/2019

Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mercado da construção civil tem novo aquecimento em Caraguatatuba
Mercado da construção civil tem novo aquecimento em Caraguatatuba

O setor da construção civil é um dos que mais tem se aquecido neste período do novo coronavírus em Caraguatatuba. A cada dia que passa engenheiros, arquitetos e técnicos tem levado projetos para serem aprovados junto à Secretaria de Urbanismo. Em menos de um mês foram 25 pedidos protocolados. Entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/06/2020
Vacina contra influenza (H1N1) é liberada para todas faixas etárias a partir desta quarta-feira
Vacina contra influenza (H1N1) é liberada para todas faixas etárias a partir desta quarta-feira

Após estender a Campanha de Vacinação contra influenza (H1N1) até o dia 24 de julho, o Governo do Estado de São Paulo determinou a liberação da vacina para pessoas de todas as faixas etárias, a partir desta quarta-feira (01/07), enquanto houver doses disponíveis nas unidades de saúde. Embora tenha sido

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 01/07/2020
Litoral na Mesa será o aplicativo de delivery para 15º Caraguá A Gosto
Litoral na Mesa será o aplicativo de delivery para 15º Caraguá A Gosto

O aplicativo Litoral na Mesa será o utilizado para a comercialização dos pratos participantes do 15º Caraguá A Gosto, tradicional evento gastronômico que movimenta Caraguatatuba entre os dias e 1º de agosto a 7 de setembro. As inscrições terminaram no dia 23 de junho. Ele foi o único que se

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 24/06/2020
Governo do Estado de São Paulo oferece lives de curso básico de Contação de Histórias
Governo do Estado de São Paulo oferece lives de curso básico de Contação de Histórias

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais, oferece curso básico de Contação de Histórias, com coordenação à distância de Fernanda Munhão. Para participar não é necessário

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/06/2020
Inscrições para 15º Caraguá A Gosto delivery terminam nesta terça-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 15º Caraguá A Gosto delivery

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quinta-feira (25), as inscrições para o 15º Caraguá A Gosto. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os pratos serão entregues por meio de aplicativo de delivery. O evento será realizado de 1º de agosto a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 25/06/2020