Pesquisar No Site
Plano de Amortização do CaraguaPrev equaciona déficit atuarial e assegura futuro dos servidores públicos municipais

Plano de Amortização do CaraguaPrev equaciona déficit atuarial e assegura futuro dos servidores públicos municipais
O Plano de Amortização (Lei nº 2.348, de 5 de julho de 2017) do déficit atuarial de R$ 164 milhões do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) e a elevação da alíquota da contribuição patronal de 16,79% para 18% garantem o equilíbrio atuarial, econômico e a saúde financeira do instituto para pagar as aposentadorias de milhares servidores públicos municipais, além dos pensionistas.
O plano de autoria do prefeito Aguilar Junior prevê aportes de recursos financeiros durante 35 anos (2017 – 2051) para que os funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e CaraguaPrev recebam seus benefícios no futuro.
De acordo com presidente do CaraguaPrev, Ezequiel Guimarães, o ingresso de novos servidores efetivos desde janeiro de 2017 gerou novas oportunidades de trabalho e mais receitas aos cofres do instituto, aliadas ao Plano de Amortização e o trabalho dos conselheiros (deliberativos e fiscais), consultores atuarias e equipe da entidade. “Além disso, a previdência pública segue as normas e os gestores concentram os recursos em aplicações de baixo risco, como títulos públicos federais, renda fixa e um percentual em renda variável. Esses investimentos somados as contribuições previdenciárias têm o objetivo de construir o patrimônio do segurado para gerar, no momento do direito ao benefício previdenciário os pagamentos mensais dos proventos ao segurado e/ou ao seu dependente”, destaca. “Os cálculos atuariais darão o valor do retorno mínimo para que as obrigações previdenciárias do plano sejam cumpridas”, conclui.
A avaliação atuarial é o estudo técnico desenvolvido com base nas características biométricas (probabilidade de vida, morte e invalidez), demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios dos segurados.
O CaraguaPrev fica Av. Prestes Maia, 302 – Centro (em frente ao Fisk). Mais informações pelos telefones (12) 3883-3252/ 3883-3480 ou no site http://www.caraguaprev.sp.gov.br.
Gestão
A gestão do CaraguaPrev foi considerada a melhor do Brasil pela Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda em 2018. A SPREV classificou a administração do CaraguaPrev em 1º lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes, com base no bom desempenho dos critérios de conformidade, transparência e equilíbrio. Os quesitos integram o Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
O Indicador de Situação Previdenciária SPREV é calculado somente para os entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social. O Brasil possui hoje 5.598 entes federativos, dos quais 2.123 contam com RPPS, incluindo a União, os 26 estados, o Distrito Federal e 2.095 dos 5.570 municípios.
O cálculo tem por base as informações existentes no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV) e no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), nas seguintes datas de apuração: 1ª divulgação (indicador de junho) – considera as informações apuradas em 30 de abril do respectivo ano; e 2ª divulgação (indicador de dezembro) – considera as informações apuradas em 31 de outubro do respectivo ano.
Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Estudantes devem fazer o recadastramento do transporte universitário para 2º semestre
A Secretaria Municipal de Educação informa aos estudantes que estão cadastrados no 1º semestre de 2025, no Transporte Universitário, com destino às Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 2º semestre, no período de 1º a 15 de julho, por meio

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto aborda gestão e liderança com empresários para Festival Gastronômico
Os empresários locais que estão se preparando para o Festival Gastronômico, em agosto e participam da Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto, oferecida gratuitamente pela secretaria de Governo, discutiram o tema Gestão e Liderança, no encontro na terça-feira (8). A capacitação que teve início no dia 17 do mês passado,

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de