Pesquisar No Site

Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Destaques
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Caraguatatuba já provou que se preocupa com o idoso e continuará com este comprometimento. Prova disso, são que 90 idosos atendidos pelo Lar São Francisco contarão com novos equipamentos, entregues na manhã desta quinta-feira (24), no Gabinete do Prefeito, Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Três mulheres e dois homens posam para foto com as cadeiras de rodas, segurando colchão inflável e camisetas (Fotos: Divulgação/PMC)

O Lar São Francisco é uma instituição localizada no bairro Perequê-Mirim que atende idosos dependentes e semidependentes em isolamento e vulnerabilidades com visita domiciliar. Diariamente, cuidadores visitam as residências e realizam cuidados básicos, como auxílio no banho, medicação e orientações em geral.

Para otimizar o serviço e oferecer melhores condições, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Sepedi), entregou 15 cadeiras de rodas básica, 20 cadeiras de banho e 15 colchões infláveis para prevenção e tratamento da lesão por pressão (casca de ovo).

Mais que promover o melhor acolhimento à população é dar condições aqueles que atuam no atendimento direto. A equipe técnica recebeu também 48 camisetas de manga curta e 18 de manga comprida com tecido dry-fit, como uniforme para identificação dos funcionários.

 A assistente social da instituição, Cleia Regina Nascimento, agradeceu pelo cuidado com os atendidos e os colaboradores. “Sem dúvida irá suprir uma demanda de necessidade extrema. A maioria dos equipamentos já foi emprestada, zerando nossa fila de espera”, destacou.

O secretário da Sepedi, Léo Macedo, parabenizou o trabalho do Lar São Francisco e destacou a atenção com os usuários. “Todos os dias idosos em vulnerabilidade familiar recebem visitas de cuidadores em suas casas, com troca de fralda, banho, remédios e até alimentação. Alguns moram sozinhos, mas na maioria não. É uma alegria oferecer um atendimento humanizado como este”, explicou o secretário.

Com objetivo de multiplicar informações sobre cuidados com idoso e reforçar a responsabilidade da família nesta participação, o prefeito Aguilar Junior quer desenvolver um projeto “sementeira”, com ampla participação da população.

Segundo Aguilar Junior, o Poder Público é suporte, mas a responsabilidade em cuidar do idoso é da família. “Temos que dividir os deveres, por isto, realizar um trabalho de conscientização sobre higiene, medicação, organização da casa, aumentará a qualidade de vida do idoso e proporcionará à instituição possibilidades de atender novas pessoas”, disse o prefeito.

O Lar São Francisco também promove atividades abertas à comunidade. Toda terça e quinta-feira, das 8h às 9h, oferece aula de alongamento e, das 14h às 17h, atividades diversas como artesanato, pintura e confraternização. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar.

A instituição fica localizada na Rua Emilio Marcondes Ribas, 150, no Perequê-Mirim.

Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024