Pesquisar No Site
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes
Caraguatatuba já provou que se preocupa com o idoso e continuará com este comprometimento. Prova disso, são que 90 idosos atendidos pelo Lar São Francisco contarão com novos equipamentos, entregues na manhã desta quinta-feira (24), no Gabinete do Prefeito, Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Três mulheres e dois homens posam para foto com as cadeiras de rodas, segurando colchão inflável e camisetas (Fotos: Divulgação/PMC)
O Lar São Francisco é uma instituição localizada no bairro Perequê-Mirim que atende idosos dependentes e semidependentes em isolamento e vulnerabilidades com visita domiciliar. Diariamente, cuidadores visitam as residências e realizam cuidados básicos, como auxílio no banho, medicação e orientações em geral.
Para otimizar o serviço e oferecer melhores condições, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Sepedi), entregou 15 cadeiras de rodas básica, 20 cadeiras de banho e 15 colchões infláveis para prevenção e tratamento da lesão por pressão (casca de ovo).
Mais que promover o melhor acolhimento à população é dar condições aqueles que atuam no atendimento direto. A equipe técnica recebeu também 48 camisetas de manga curta e 18 de manga comprida com tecido dry-fit, como uniforme para identificação dos funcionários.
A assistente social da instituição, Cleia Regina Nascimento, agradeceu pelo cuidado com os atendidos e os colaboradores. “Sem dúvida irá suprir uma demanda de necessidade extrema. A maioria dos equipamentos já foi emprestada, zerando nossa fila de espera”, destacou.
O secretário da Sepedi, Léo Macedo, parabenizou o trabalho do Lar São Francisco e destacou a atenção com os usuários. “Todos os dias idosos em vulnerabilidade familiar recebem visitas de cuidadores em suas casas, com troca de fralda, banho, remédios e até alimentação. Alguns moram sozinhos, mas na maioria não. É uma alegria oferecer um atendimento humanizado como este”, explicou o secretário.
Com objetivo de multiplicar informações sobre cuidados com idoso e reforçar a responsabilidade da família nesta participação, o prefeito Aguilar Junior quer desenvolver um projeto “sementeira”, com ampla participação da população.
Segundo Aguilar Junior, o Poder Público é suporte, mas a responsabilidade em cuidar do idoso é da família. “Temos que dividir os deveres, por isto, realizar um trabalho de conscientização sobre higiene, medicação, organização da casa, aumentará a qualidade de vida do idoso e proporcionará à instituição possibilidades de atender novas pessoas”, disse o prefeito.
O Lar São Francisco também promove atividades abertas à comunidade. Toda terça e quinta-feira, das 8h às 9h, oferece aula de alongamento e, das 14h às 17h, atividades diversas como artesanato, pintura e confraternização. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar.
A instituição fica localizada na Rua Emilio Marcondes Ribas, 150, no Perequê-Mirim.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de