Pesquisar No Site
Seminário debate uso de recursos em comunidades afetadas por empreendimentos da Petrobras
Seminário debate uso de recursos em comunidades afetadas por empreendimentos da Petrobras
Caraguatatuba é palco, até nesta quarta-feira, do seminário Recursos do Petróleo no Litoral Norte – Relação de dependência e estratégias futuras. O encontro reúne no Ilha Morena Hotel gestores dos poderes públicos municipais, estadual e federal, sociedade civil, organizações e movimentos sociais, ambientalistas, comunidades tradicionais, gestores das áreas protegidas, comunidade cientifica acadêmica e colaboradores da Petrobras

#PracegoVer: Secretário da Fazenda sentado ao lado de várias pessoas (Foto:Luís Gava/PMC)
Um dos principais motivos do seminário, solicitado pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo e realizado como uma das condicionantes para o licenciamento de empreendimentos da área de petróleo e gás, é analisar as consequências dos aportes dos recursos financeiros advindos dessa indústria no Litoral Norte ou a criação de dependência regional, risco e possível estratégia de governança sustentável neste contexto. Isto tudo a partir de acúmulo de conhecimento já construído na região.
Para isso, o diretor da Fundação Florestal para a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, Diego Hernandes Rodrigues, destacou que as Unidades de Conservação (UCs), que representam mais de 75% da região, estão ligadas à vida das pessoas e esses empreendimentos têm uma responsabilidade muito grande nesta área. “Este é um momento muito importante porque o licenciamento ambiental representa o empoderamento da sociedade para com os empreendedores”.

#PracegoVer: Diego Hernandes, da Fundação Florestal, está em pé, falando ao microfone (Foto:Luís Gava/PMC)
Destacou, ainda, que “esse é um momento de apresentação ou discussão de resultados, abrindo as portas para a sociedade, dando transparência para que todas estas condições gerais possam ser avaliadas, monitoradas, acompanhadas por todos e serem dirigidas para os benefícios futuros do nosso Litoral Norte”.
Marcos Vinicius de Mello, gerente de Meio Ambiente da Petrobras na Unidade de Negócios de Exploração e Produção na Bacia de Santos, falou em duas oportunidade, sendo na abertura para destacar que o repasse dos recursos provenientes dos royalties tem sua origem numa compensação financeira, mas que precisa ser bem utilizado. “Ao longo destes 10 anos de Pré-Sal, temos visto que não é o que ocorre em algumas localidades”, citando como exemplo a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.
Sobre este assunto, o diretor do Ibama na região, Pedro Keller, fez questão de frisar que royalties é uma condicionante que traz seu impacto positivo, mas também, hoje, já se observa os impactos negativos quando atraem mais habitantes e o desenvolvimento social é relegado a segundo plano.
Este também foi um ponto que fez parte da palestra de Marcus Vinicius,ao explicar sobre os principais programas e projetos condicionantes da Bacia de Santos, que hoje beneficiam as cidades do Litoral Norte.
Presente no seminário, o secretário da Fazenda de Caraguatatuba, Ricardo Romera, destacou a importância do encontro, principalmente porque a presença de empreendimento da Petrobras na região está ligada à economia do município.
Um dos exemplos é a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) que se reverte em ISS, bem como a área de influência do Pré-Sal na Bacia de Santos, que se transforma em compensação financeira para o município.
Nesta terça-feira, o foco foi sobre esta temática com abordagem para o cenário atual e futuro e as consequências dos aportes de recursos da cadeia de Petróleo e Gás e a dependência do uso dos royalties e outros recursos dessa cadeia, com experiências no Brasil e no mundo.
Este assunto ainda será debatido nesta quarta-feira (9) com uma palestra e mesa redonda que tratará do diálogo em defesa do território frente às transformações da cadeia de Petróleo e Gás na região, que destacará o que foi feito e o que ainda deve ser realizado.
Veja Também Recentes
Prefeitura envia Orçamento 2027 de Caraguatatuba para votação no Legislativo neste mês
A Prefeitura de Caraguatatuba está concluindo a elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027 e a proposta será enviada para apreciação da Câmara Municipal até o final de outubro. A Prefeitura promoveu três audiências públicas presenciais descentralizadas de elaboração da lei que estima as receitas e fixa
Prefeitura de Caraguatatuba publica edição de nº 2.000 do Diário Oficial Eletrônico
O Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba alcançou a sua 2.000ª Edição nesta terça-feira (20/10) e foi publicada no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/390. A 1.000ª Edição saiu no dia 9 de março de 2023. Criado pela Lei nº 2.381, de 11 de dezembro de 2017, a versão eletrônica do jornal entrou
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos
O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN) completou cinco anos de atuação com atendimentos para Caraguatatuba, cidades vizinhas e Vale do Paraíba. Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o setor atende pacientes com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia desde 2021. No período,
Estudantes do IFSP propõe projeto de extensão junto à Defesa Civil de Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última segunda-feira (19), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba para a proposta de desenvolvimento de ações previstas no projeto de extensão “Metodologias e ferramentas de gestão a favor da comunidade”. A atividade é