Pesquisar No Site
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares de todo o país.

#PraTodosVerem – Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/Seduc)
A ação começou em novembro de 2025 e contempla 10 municípios por estado. Em São Paulo, o projeto conta com apoio da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru.
No município, foram selecionadas a EMEI/EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado e a Escola Estadual Avelino Ferreira, escolhidas por atenderem aos critérios do programa, como adesão ao PSE por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a participação de estudantes do Ensino Fundamental II.
A proposta vai além das atividades tradicionais em sala de aula. Os estudantes são incentivados a identificar demandas dentro da própria comunidade escolar e construir soluções relacionadas à saúde, bem-estar e convivência. A ideia é estimular autonomia, participação social e senso de responsabilidade entre os jovens.
Os estudantes participantes também passaram a integrar a plataforma FortalecePSE, onde realizam trilhas formativas acompanhadas por equipes universitárias, principalmente do curso de Psicologia da USP. No município, o projeto conta ainda com o suporte de profissionais da educação e da saúde, com acompanhamento realizado por representantes das escolas e das Unidades Básicas de Saúde.
Como parte das atividades práticas, os alunos realizarão ações externas para levantamento de informações nos territórios onde vivem. Para auxiliar nesse trabalho, receberam kits com materiais de apoio, incluindo jalecos, mochilas e cadernos para registro das atividades desenvolvidas.
No dia 7 de maio, a EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado realizou a entrega oficial dos kits do Projeto Fortalece PSE, em evento com presença da secretária de Educação, Roseli Morilla. Já no dia 12 de maio, os estudantes participaram de uma visita à UBS Casa Branca, onde puderam conhecer de perto os serviços oferecidos pela rede pública de saúde e fortalecer a integração entre escola e comunidade.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 25/5/2026
Foto: Divulgação/Seduc
Veja Também Recentes
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre
Atleta de Caraguatatuba conquista dois títulos no Mundial Feminino de Jiu-Jítsu
A atleta de Caraguatatuba Thuê Martins Peçanha conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial Feminino de Jiu-Jítsu Olímpico 2026. Aos 13 anos, foi campeã nas modalidades Gi e No-Gi no último domingo (9/8), no Centro de Capacitação Física do Exército, na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.
Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico são prorrogadas em dois segmentos
As inscrições para a composição do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba (CMSB) para o biênio 2026/2027 foram prorrogadas para dois segmentos: prestadores de serviços relacionados à coleta e manejo de resíduos sólidos (Pessoas Jurídicas) e usuários de serviços de saneamento básico (Pessoas Físicas). O edital de prorrogação pode
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Saúde de Caraguatatuba inicia nova gestão dos conselhos com posse de representantes
Os novos integrantes dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde (CGUS) e do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba tomaram posse na sexta-feira (14) para a gestão 2026-2028. As cerimônias foram realizadas no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguá, com representantes dos usuários, trabalhadores da saúde
