Pesquisar No Site
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares de todo o país.

#PraTodosVerem – Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/Seduc)
A ação começou em novembro de 2025 e contempla 10 municípios por estado. Em São Paulo, o projeto conta com apoio da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru.
No município, foram selecionadas a EMEI/EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado e a Escola Estadual Avelino Ferreira, escolhidas por atenderem aos critérios do programa, como adesão ao PSE por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a participação de estudantes do Ensino Fundamental II.
A proposta vai além das atividades tradicionais em sala de aula. Os estudantes são incentivados a identificar demandas dentro da própria comunidade escolar e construir soluções relacionadas à saúde, bem-estar e convivência. A ideia é estimular autonomia, participação social e senso de responsabilidade entre os jovens.
Os estudantes participantes também passaram a integrar a plataforma FortalecePSE, onde realizam trilhas formativas acompanhadas por equipes universitárias, principalmente do curso de Psicologia da USP. No município, o projeto conta ainda com o suporte de profissionais da educação e da saúde, com acompanhamento realizado por representantes das escolas e das Unidades Básicas de Saúde.
Como parte das atividades práticas, os alunos realizarão ações externas para levantamento de informações nos territórios onde vivem. Para auxiliar nesse trabalho, receberam kits com materiais de apoio, incluindo jalecos, mochilas e cadernos para registro das atividades desenvolvidas.
No dia 7 de maio, a EMEF Prof.º Luiz Silvar do Prado realizou a entrega oficial dos kits do Projeto Fortalece PSE, em evento com presença da secretária de Educação, Roseli Morilla. Já no dia 12 de maio, os estudantes participaram de uma visita à UBS Casa Branca, onde puderam conhecer de perto os serviços oferecidos pela rede pública de saúde e fortalecer a integração entre escola e comunidade.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 25/5/2026
Foto: Divulgação/Seduc
Veja Também Recentes
Educação Infantil em tempo integral de Caraguatatuba promove vivência pedagógica na Praia do Camaroeiro
Caraguatatuba deu início às “Vivências Pedagógicas” da educação infantil em tempo integral, que têm como objetivo proporcionar experiências que ampliam as formas de aprender, explorar e construir conhecimento, conectando as crianças à cultura, à natureza e ao cotidiano. Nesta quinta-feira (14), o projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba” levou crianças, famílias
Caraguatatuba vacina 50 animais contra brucelose em ação de saúde agropecuária
Bovinos e bubalinos de propriedades rurais de Caraguatatuba receberam vacinação contra a brucelose durante ação realizada na última segunda-feira (11) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a saúde animal, proteger a saúde pública e garantir a segurança alimentar
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,
Caraguatatuba conquista resultados expressivos na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX em São José dos Campos
A equipe de Caraguatatuba de BMX participou da 2ª etapa do Campeonato Paulista, realizada em São José dos Campos, no último domingo (26), com a participação de 12 atletas representando o município em diferentes categorias. Entre os principais resultados, Matheus Santos foi campeão na categoria Boys 13, garantindo o lugar
Tradicional Cavalaria marca encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo no dia 24 de maio
Caraguatatuba recebe no dia 24 de maio o encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo, evento de tradição no calendário municipal que integra a rota do turismo religioso do Litoral Norte. A Cavalaria do Divino está entre as atrações mais aguardadas. A concentração será às 10h, ao lado da
