Pesquisar No Site
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo
O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos daqui, dali e de lá. Oficinas de narração de histórias para educadores, artistas e demais interessados integram a programação.
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Todas as ações do projeto são gratuitas e abertas à participação popular.
A primeira ação será a “Oficina de Narração de Histórias para Educadores”, com início previsto para o dia 18/04 e encerramento no dia 13/06, sempre às quintas-feiras das 18h30 às 21h30, com carga horária total de 24h. São 20 vagas gratuitas, por ordem de inscrição.
As inscrições serão feitas por meio de formulário neste link https://forms.gle/pYX1D9E2p8GqBhtz5 e também via Instagram @conto.prati.
Serão realizadas quatro apresentações na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt abertas ao público em geral e mais quatro apresentações em escolas públicas municipais de Caraguatatuba.
Também estão previstas oficinas de narração de histórias direcionada a educadores e também aos artistas e interessados em geral, ambas com 24h de carga-horária. As oficinas serão realizadas na Sala Pedagógica do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça do Caiçara.
O projeto
“A ideia do projeto surgiu do desejo de fomentar ainda mais o desenvolvimento da linguagem da narração artística na cidade por meio da troca de experiências adquiridas ao longo dos mais de 20 anos narrando histórias e ministrando oficinas, com os artistas de Caraguatatuba e o público. O intuito é contribuir com o desenvolvimento técnico desses artistas e demais interessados na arte da narração de histórias”, conta Guedes.
As oficinas visam, também, ampliar o olhar dos participantes para a narração artística em contexto urbano, tema da pós-graduação na Arte de Contar Histórias do ator. “Desde então venho me debruçando em pesquisas, apresentações e oficinas realizadas em diversas instituições e contextos culturais e educacionais”, enfatiza o ator.
Nas oficinas, os participantes entrarão em contato com pensamentos sobre a arte da narrativa e exercícios práticos de desenvolvimento de habilidades inerentes à linguagem. As aulas servirão, principalmente, como um ateliê de criação e formação do “Eu Narrador” de cada um.
Sobre o ator
Ailton Guedes é ator, diretor, contador de histórias, arte-educador, curador e produtor. Formado em Letras, é Pós-graduado em “A Arte de Contar Histórias”, com extensões em Arte- educação e Incentivo à Leitura. Atualmente está cursando uma pós-graduação em direção teatral. Atua como contador de histórias desde 2001 em diversos espaços, festivais, feiras literárias e ministra oficinas e cursos nessa área desde 2006 em diversas instituições como Senac e Faculdade Brasil.
Desde 2020 atua como artista orientador de teatro nas Oficinas Culturais da FUNDACC e em 2023 assumiu a direção cênica do Coral Água Viva.
Essa ação cultural é apoiada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Mais informações no Instagram @Conto.prati, pelo telefone (11) 981939486 ou ailtonbguedes@gmail.com com Ailton Guedes.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas