Pesquisar No Site
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo
O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos daqui, dali e de lá. Oficinas de narração de histórias para educadores, artistas e demais interessados integram a programação.
O projeto foi idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Todas as ações do projeto são gratuitas e abertas à participação popular.
A primeira ação será a “Oficina de Narração de Histórias para Educadores”, com início previsto para o dia 18/04 e encerramento no dia 13/06, sempre às quintas-feiras das 18h30 às 21h30, com carga horária total de 24h. São 20 vagas gratuitas, por ordem de inscrição.
As inscrições serão feitas por meio de formulário neste link https://forms.gle/pYX1D9E2p8GqBhtz5 e também via Instagram @conto.prati.
Serão realizadas quatro apresentações na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt abertas ao público em geral e mais quatro apresentações em escolas públicas municipais de Caraguatatuba.
Também estão previstas oficinas de narração de histórias direcionada a educadores e também aos artistas e interessados em geral, ambas com 24h de carga-horária. As oficinas serão realizadas na Sala Pedagógica do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça do Caiçara.
O projeto
“A ideia do projeto surgiu do desejo de fomentar ainda mais o desenvolvimento da linguagem da narração artística na cidade por meio da troca de experiências adquiridas ao longo dos mais de 20 anos narrando histórias e ministrando oficinas, com os artistas de Caraguatatuba e o público. O intuito é contribuir com o desenvolvimento técnico desses artistas e demais interessados na arte da narração de histórias”, conta Guedes.
As oficinas visam, também, ampliar o olhar dos participantes para a narração artística em contexto urbano, tema da pós-graduação na Arte de Contar Histórias do ator. “Desde então venho me debruçando em pesquisas, apresentações e oficinas realizadas em diversas instituições e contextos culturais e educacionais”, enfatiza o ator.
Nas oficinas, os participantes entrarão em contato com pensamentos sobre a arte da narrativa e exercícios práticos de desenvolvimento de habilidades inerentes à linguagem. As aulas servirão, principalmente, como um ateliê de criação e formação do “Eu Narrador” de cada um.
Sobre o ator
Ailton Guedes é ator, diretor, contador de histórias, arte-educador, curador e produtor. Formado em Letras, é Pós-graduado em “A Arte de Contar Histórias”, com extensões em Arte- educação e Incentivo à Leitura. Atualmente está cursando uma pós-graduação em direção teatral. Atua como contador de histórias desde 2001 em diversos espaços, festivais, feiras literárias e ministra oficinas e cursos nessa área desde 2006 em diversas instituições como Senac e Faculdade Brasil.
Desde 2020 atua como artista orientador de teatro nas Oficinas Culturais da FUNDACC e em 2023 assumiu a direção cênica do Coral Água Viva.
Essa ação cultural é apoiada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Mais informações no Instagram @Conto.prati, pelo telefone (11) 981939486 ou ailtonbguedes@gmail.com com Ailton Guedes.
Veja Também Recentes

Estudantes devem fazer o recadastramento do transporte universitário para 2º semestre
A Secretaria Municipal de Educação informa aos estudantes que estão cadastrados no 1º semestre de 2025, no Transporte Universitário, com destino às Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 2º semestre, no período de 1º a 15 de julho, por meio

EcoManRun 2025 – Caraguatatuba recebe corrida de obstáculos com adrenalina neste domingo
Pela primeira vez, Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos de corrida de obstáculos do Brasil. A EcoManRun será realizada no domingo (22), na Praia do Camaroeiro, e deve reunir atletas de todas as idades em uma experiência que combina desafio, superação e solidariedade. A competição conta com três

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas na próxima semana
A Manifestum Escola de Dança realiza no dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a

Seis jogos marcam segunda rodada do Campeonato de Futebol Máster 50 e 60 Anos de Caraguatatuba
A segunda rodada do Campeonato de Futebol Máster 50 Anos e 60 Anos de Caraguatatuba será marcada por seis partidas neste sábado (5), às 9h, às 15h e às 17h, nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, do Clube Atlético Poiares. O torneio reúne 12