Pesquisar No Site
Artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima são contemplados com alvarás de funcionamento
Artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima são contemplados com alvarás de funcionamento
Os artesãos que trabalham no Polo da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, região central da cidade, foram contemplados nesta segunda-feira (25/9) com o alvará de funcionamento dos seus boxes.

#PraTodosVerem: Dona Maria das Graças e Seu Custódio recém documento alvará das mãos do prefeito Aguilar Junior. Casal atua há 14 anos na Praça do Artesão
No alvará entregue constam todas as informações do permissionário e também o horário de funcionamento da feira, proposta sugerida pelos profissionais e que virou lei após ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior.
Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, a FEMAAC terá atendimentos de sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h. E também funcionará pelo menos uma quinta-feira no mês.
Os visitantes da FEMAAC podem encontrar trabalhos artesanais nas mais variadas técnicas de arte plástica e artesanato, inclusive artesanato identitário (com uso de conchas e escamas de peixes, palhas, fibras de coqueiros, reaproveitamento de materiais entre outros); tem também manualidades e suvenires; além das expressões culturais presentes como tererês, tranças raiz e tatuagem artesanal de henna.
São pelo menos 58 profissionais cadastrados e alguns deles aguardavam desde 2020 pelo documento. A entrega foi realizada na Secretaria de Turismo e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior e do secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano.
“Foi um processo importante, pois os artesãos nos procuraram para trazer algumas demandas e reivindicações, inclusive com os horários de funcionamento. O prefeito Aguilar Junior imediatamente atendeu o grupo e propôs uma nova lei na Câmara que foi aprovada. Agora eles recebem o alvará regularizando a sua atividade”, explicou Tavano.
Quem ficou feliz com o documento foi a artesã Rosana Grima. “Quero agradecer o prefeito por ter nos ouvido, ajustando a mudança de horários que ficou bom para nós e para a Prefeitura. Essa união só contribui com o artesão e com a cidade”, disse.
Dona Maria das Graças e Seu Custódio atuam há 14 anos na Praça do Artesão. “Ficamos muito felizes por esse avanço, é um documento importante para nós e temos certeza que teremos boas vendas”.
O prefeito Aguilar Junior fez questão de destacar o diálogo com os artesãos. “Recebemos a demanda dos profissionais e promovemos o diálogo para chegar a um consenso. A Praça Diógenes é um lugar muito visitado e a tendência agora é ter um movimento maior. Agora vamos trabalhar em outros pontos como banheiro, segurança e atrações culturais”, comentou.
Os artesãos que ainda não retiraram seus alvarás podem se dirigir até a próxima sexta-feira (29/9) na sede da Secretaria de Turismo, das 9h às 16h.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba amplia número e reduz idade dos membros do Conselho Municipal da Juventude
A Lei 2.842/2026 ampliou o número de membros do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve – Lei nº 2.438, de 17 de outubro de 2018) de 16 para 20 e reduziu a idade mínima de participação no órgão consultivo, deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador das políticas públicas direcionadas, de 16 para
Desconto de 10% na quitação do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence dia 13 de julho
A Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba lançou o Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e as Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento. Os carnês on-line estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada aos Serviços Online (no link da 2ª via do I.S.S.Q.N./Taxas Mobiliárias). A cota única das
Palestra fortalece rede de apoio às famílias atípicas e amplia orientações sobre direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última segunda-feira (6), uma palestra voltada às famílias atípicas no Núcleo Social e Cultural do Morro do Algodão. O encontro reuniu cerca de 20 participantes e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre inclusão social, cidadania e direitos das pessoas com deficiência,
Minissérie “Contos no Macc” finaliza gravações e celebra identidade caiçara com inovação audiovisual em Caraguatatuba
A riqueza do folclore brasileiro e a tradição oral caiçara ganham nova vida na minissérie “Contos no MACC”. Após uma intensa imersão técnica e artística realizada durante as madrugadas de 20 a 22 de junho, a produção concluiu com sucesso sua etapa de filmagens no Museu de Arte e Cultura
Caraguatatuba vence de virada e segue na briga por vaga na Série Ouro da Copa Amizade
A equipe sub-13 de voleibol de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória no último sábado (27) pela Copa Amizade. Em Caçapava, as atletas venceram Guaratinguetá por 2 sets a 1, após uma reação marcada pela determinação dentro de quadra. Mesmo após sair atrás no placar, a equipe manteve o ritmo de