Pesquisar No Site

Artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima são contemplados com alvarás de funcionamento

Publicado em: 26/09/2023
Artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima são contemplados com alvarás de funcionamento
Artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima são contemplados com alvarás de funcionamento

Os artesãos que trabalham no Polo da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, região central da cidade, foram contemplados nesta segunda-feira (25/9) com o alvará de funcionamento dos seus boxes.

#PraTodosVerem: Dona Maria das Graças e Seu Custódio recém documento alvará das mãos do prefeito Aguilar Junior. Casal atua há 14 anos na Praça do Artesão

No alvará entregue constam todas as informações do permissionário e também o horário de funcionamento da feira, proposta sugerida pelos profissionais e que virou lei após ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior.

Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, a FEMAAC terá atendimentos de sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h. E também funcionará pelo menos uma quinta-feira no mês.

Os visitantes da FEMAAC podem encontrar trabalhos artesanais nas mais variadas técnicas de arte plástica e artesanato, inclusive artesanato identitário (com uso de conchas e escamas de peixes, palhas, fibras de coqueiros, reaproveitamento de materiais entre outros); tem também manualidades e suvenires; além das expressões culturais presentes como tererês, tranças raiz e tatuagem artesanal de henna.

São pelo menos 58 profissionais cadastrados e alguns deles aguardavam desde 2020 pelo documento. A entrega foi realizada na Secretaria de Turismo e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior e do secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano.

“Foi um processo importante, pois os artesãos nos procuraram para trazer algumas demandas e reivindicações, inclusive com os horários de funcionamento. O prefeito Aguilar Junior imediatamente atendeu o grupo e propôs uma nova lei na Câmara que foi aprovada. Agora eles recebem o alvará regularizando a sua atividade”, explicou Tavano.

Quem ficou feliz com o documento foi a artesã Rosana Grima. “Quero agradecer o prefeito por ter nos ouvido, ajustando a mudança de horários que ficou bom para nós e para a Prefeitura. Essa união só contribui com o artesão e com a cidade”, disse.

Dona Maria das Graças e Seu Custódio atuam há 14 anos na Praça do Artesão. “Ficamos muito felizes por esse avanço, é um documento importante para nós e temos certeza que teremos boas vendas”.

O prefeito Aguilar Junior fez questão de destacar o diálogo com os artesãos. “Recebemos a demanda dos profissionais e promovemos o diálogo para chegar a um consenso. A Praça Diógenes é um lugar muito visitado e a tendência agora é ter um movimento maior. Agora vamos trabalhar em outros pontos como banheiro, segurança e atrações culturais”, comentou.

Os artesãos que ainda não retiraram seus alvarás podem se dirigir até a próxima sexta-feira (29/9) na sede da Secretaria de Turismo, das 9h às 16h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguá elege corte momesca e melhores marchinhas para o carnaval 2024
Caraguá elege corte momesca e melhores marchinhas para o carnaval 2024

O Carnaval de Caraguatatuba já tem sua corte real. A eleição ocorreu na noite do último sábado (3), em evento organizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, na Praça da Cultura, marcado pela forte presença do público. “Muito bom retomar esse concurso que

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/02/2024
Corso vai abrir o 24° Carnaval de Antigamente
Corso vai abrir o 24° Carnaval de Antigamente

O 24º Carnaval de Antigamente começa na sexta-feira (9/2), a partir 20h, com o corso. O ponto de partida do cortejo será a Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (Artesanato), seguindo até a Praça Dr. Cândido Motta (Coreto) para o Grito de Carnaval. Para quem quer participar do corso, mas

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/01/2024
Garanta o abadá e participe do Bloco da Solidariedade que abre o Carnaval em Caraguatatuba
Garanta o abadá e participe do Bloco da Solidariedade que abre o Carnaval em Caraguatatuba

Na próxima semana já é Carnaval e Caraguatatuba inicia a folia na quinta-feira (8/2), com o Bloco da Solidariedade, organizado pelo Fundo Social de Caraguatatuba. A concentração será, às 19h, próximo à ponte do Rio Santo Antônio, no Centro. O Bloco da Solidariedade já é tradicional na abertura do Carnaval

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 30/01/2024
Conselho Municipal de Saúde empossa novos membros e elege mesa diretora
Conselho Municipal de Saúde empossa novos membros e elege mesa diretora

A nova gestão do Conselho Municipal de Saúde (Comus), biênio 2024/2026, tomou posse na quarta-feira (7), em cerimônia realizada no auditório da Fundacc, com a presença dos integrantes titulares e suplentes. Durante a cerimônia foram apresentadas as diretrizes do Comus, além de sua finalidade e importância para a tomada de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/02/2024
Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba de 2024
Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba de 2024

O primeiro relatório de atividades do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 contabilizou 707 procedimentos formalizados dos 1.505 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 798 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O balanço do mês passado foi dominado por queixas de

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 06/02/2024