Pesquisar No Site

Volta às aulas da rede municipal de Caraguatatuba será no dia 9 de fevereiro

Volta às aulas da rede municipal de Caraguatatuba será no dia 9 de fevereiro
Volta às aulas da rede municipal de Caraguatatuba será no dia 9 de fevereiro

A rede municipal de ensino de Caraguatatuba inicia o ano letivo de 2026 no dia 9 de fevereiro com 20.116 alunos matriculados em 64 unidades escolares. O retorno marca o início de um ano planejado com foco na qualidade da educação pública, formação continuada dos profissionais e ampliação de políticas educacionais.

#PraTodosVerem – Volta às aulas da rede municipal de Caraguatatuba será no dia 9 de fevereiro (Foto: Fernando Matos/Seduc)

Para garantir o funcionamento das escolas, o município conta atualmente, com 3.620 servidores da Secretaria Municipal de Educação, entre professores e profissionais técnicos e de apoio, que atuam diretamente no desenvolvimento pedagógico e no atendimento aos estudantes.

Como parte das ações preparatórias, será realizado no dia 4 de fevereiro, no Teatro Mario Covas, o ‘Encontro de Acolhida do Ano Letivo de 2026’, em dois horários, às 9h e às 14h.

A programação inclui a palestra “Corpo a Corpo na Relação Pedagógica – o que nós fazemos com elas e eles”, ministrada pela Dra. Terezinha Rios, referência nacional na área da educação. A atividade aborda aspectos éticos, pedagógicos e humanos da relação entre educadores e estudantes, com foco na prática docente contemporânea.

“Investir em educação é investir no futuro de Caraguatatuba. A rede municipal começa 2026 estruturada, com escolas organizadas, profissionais qualificados e políticas públicas que priorizam o desenvolvimento integral dos alunos. Nosso compromisso é oferecer uma educação pública de qualidade, com responsabilidade, planejamento e foco nas pessoas”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.

Kits Escolares

A distribuição dos kits escolares ocorre conforme o cronograma das reuniões de pais de cada escola a partir do dia 9 de fevereiro. Os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) recebem materiais básicos para o desenvolvimento das atividades em sala, que incluem cadernos brochurão e de desenho, canetas esferográficas azuis, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, régua, apontador, borracha e colas branca e bastão, enquanto os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e da EJA recebem kits adequados à rotina pedagógica dessa etapa, como cadernos universitários e de desenho, canetas esferográficas azul, preta e vermelha, lápis grafite, lápis de cor, régua, transferidor, tesoura sem ponta, apontador, borracha e cola branca, itens específicos para apoiar o aprendizado.

Ensino em tempo integral

Entre os avanços recentes da Educação de Caraguatatuba está a ampliação do ensino em tempo integral. O município passou de duas para 17 escolas nesse formato, ampliando o acesso à jornada estendida, especialmente para estudantes em situação de maior vulnerabilidade, conforme a Lei nº 14.640/2023.

Manutenção e conservação

A Prefeitura de Caraguatatuba intensificou as ações de manutenção e conservação em 22 unidades de ensino, com ampliações e melhorias estruturais, como reparos e instalação de novos telhados, pintura, manutenção de esquadrias e adequações de espaços. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação mantém um cronograma contínuo de manutenção nas 64 escolas, com serviços de limpeza, roçada e vistorias técnicas.

Atendimento e informações

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba está localizada na Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá, com atendimento ao público das 8h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-7000.

Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/

Acesse @seduc_caragua

Secretaria de Comunicação Social 27/1/2026

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia transporte adaptado porta a porta para pacientes da Equoterapia
Caraguatatuba inicia transporte adaptado porta a porta para pacientes da Equoterapia

A Prefeitura de Caraguatatuba restabeleceu o transporte destinado a pacientes com deficiência que realizam atendimento terapêutico de equoterapia e hidroterapia, por meio do contrato firmado entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e a Acalento – Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano. A empresa

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/03/2026
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prende autor de feminicídio e evita linchamento no bairro Rio do Ouro
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prende autor de feminicídio e evita linchamento no bairro Rio do Ouro

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu o autor de um feminicídio e evitou um linchamento, no bairro Rio do Ouro. A ocorrência teve início após o Centro de Operações Integradas (COI) acionar a GCM com a informação de que um homem estaria sendo agredido por populares na Rua José

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/02/2026
14º Litoral Em Dança_Foto Gianni D'Angelo (5)
Fundacc abre inscrições para 15º Litoral Em Dança

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas até o dia 25 de março (quarta-feira) para o 15º Litoral Em Dança, que neste ano será realizado entre 30 de abril e 3 de maio, no Teatro Mario Covas. O evento tem caráter competitivo e podem se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 10/03/2026
Ação integrada dos programas Ruas da Esperança e Pontes para o Futuro segue em pontos estratégicos de Caraguatatuba
Ação integrada dos programas Ruas da Esperança e Pontes para o Futuro segue em pontos estratégicos de Caraguatatuba

O Governo Municipal segue no fortalecimento das ações de cuidado, acolhimento e reinserção social por meio de iniciativas voltadas às pessoas em situação de rua. Na manhã de quinta-feira (5), as equipes realizaram mais uma ação integrada de abordagem social em diferentes pontos da cidade. As ações reuniram os programas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2026
Inscrições para Oficinas Culturais da Fundacc iniciam nesta terça-feira
Inscrições para Oficinas Culturais da Fundacc iniciam nesta terça-feira

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abre a partir desta terça-feira (24/2), as inscrições para as Oficinas Culturais 2026. São diversas modalidades gratuitas voltadas a todas as faixas etárias, nas áreas de dança, teatro, música, circo, audiovisual, artesanato, artes plásticas, capoeira e tradições populares. As aulas têm início

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/02/2026