Pesquisar No Site
MACC recebe representantes das Comunidades Caiçaras na 23ª Semana Nacional de Museus

MACC recebe representantes das Comunidades Caiçaras na 23ª Semana Nacional de Museus
Dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realizou na última semana, de 12 a 16/5, diversas atividades culturais. O Museu recebeu representantes das Comunidades Caiçaras de Caraguatatuba para rodas de conversa com a população.

#PraTodosVerem Júlio e Débora D’Zambê, da dupla “Dois Velhinhos pelo Mundo” estão sentados em bancos. Ela toca flauta transversa e ele toca violão.
Participaram Ladsla Coelho Crispim, do Porto Novo; José Luiz Alves, da Cocanha; Miguel Andrade e Vanderléia Alves dos Santos, do Massaguaçu; e Antônio Cortez do Espírito Santo, Benedito Francisco do Espírito Santo e Isaías Costa, do Camaroeiro. Os encontros contaram com a participação dos “Dois velhinhos pelo mundo”, Júlio e Débora D’Zambê.
Além dos encontros, o público pôde assistir a documentários que retratam o cotidiano, as festas, a religiosidade e os modos de vida das comunidades tradicionais caiçaras.
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, realizado em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. A iniciativa é uma oportunidade para que os museus possam se conectar com a comunidade local, aumentando sua visibilidade e fortalecendo seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento. Por meio dessa celebração, busca-se democratizar o acesso à cultura, promover a preservação do patrimônio histórico e estimular a educação e a reflexão sobre temas culturais relevantes para a sociedade.
No MACC, os visitantes também puderam visitar as três exposições em cartaz, que são “Edna Lins – Tributo”, em homenagem à memória da pintora, em uma seleção especial de suas obras; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual, Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma compilação de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya. As mostras podem ser conferidas até 21/6, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
O museu está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (9), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

9ª Semana Nacional de Arquivos inicia nesta terça em Caraguatatuba com programação especial
Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), a partir desta terça-feira (10/6), uma série de atrações especiais. A iniciativa também celebra o

Nota oficial – Pesar
O governo municipal de Caraguatatuba manifesta pesar pelo falecimento de Lúcio Fernandes, ocorrido nesta sexta-feira (6), aos 77 anos. Figura histórica da política local, Lúcio foi vereador por três mandatos consecutivos, entre as legislaturas de 1977 a 1992, além de presidir a Casa de Leis no biênio 1981 a 1983.

Caraguatatuba encerra Jogos Regionais da Melhor Idade com 70 pontos e conquista 17 medalhas
Caraguatatuba brilhou na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) e encerrou sua participação com 70 pontos e a 8ª colocação geral entre os 37 municípios participantes da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A cidade foi a melhor colocada do Litoral Norte. A competição reuniu

Neste sábado tem lançamento do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” no Cinema Centerplex
Será lançado neste sábado (7/6), às 11h, em uma exibição especial no Cinema Centerplex, no Serramar Shopping, o documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf”, produzido e dirigido pelo surfista Luciano Sant’Anna. O ingresso é solidário e pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível ou agasalho na sede