Pesquisar No Site
Análise de Processo de ISS – Construção Mão-de-obra Própria – Proprietário do Imóvel Pessoa Física
Análise de Processo de ISS – Construção Mão-de-obra Própria – Proprietário do Imóvel Pessoa Física
Secretaria Responsável:
Secretaria Municipal de Fazenda
Serviços oferecidos:
Análise de Processo de ISS – Construção Mão-de-obra Própria – Proprietário do Imóvel Pessoa Física
Requisitos:
Pessoas Físicas.
Documentos necessários:
Documento pessoal RG e CPF do proprietário do imóvel ou representantes legal, em caso de procurador apresentar também a procuração;
Documentos a ser juntados ao processo – Pessoa Física:
- Declaração do Proprietário
- Declaração simples assinada pelo proprietário reconhecida em cartório informando que a construção foi realizada por ele mesmo, sem contratação de empresa.
- Notas Fiscais de Material de Construção
- Comprovantes de compra de materiais usados na obra, emitidos em nome do proprietário.
- Comprovantes de Pagamento de Profissionais Autônomos (se houver ajuda eventual)
- Se contratar pedreiros, serventes ou outros trabalhadores sem vínculo empregatício formal, apresentar recibos de pagamento ou RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo).
- Fotos da Construção
- Imagens com registros de data e hora do proprietário trabalhando na obra, registrando as diferentes etapas da construção.
- ART ou RRT do Responsável Técnico (se houver)
- Caso a obra tenha exigido um engenheiro ou arquiteto para legalização, apresentar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).
- Mesmo que a mão de obra seja própria, alguns projetos exigem um profissional registrado.
- Projeto Aprovado e Alvará de Construção
- Se a casa foi construída legalmente, o proprietário pode apresentar o projeto aprovado pela prefeitura e o alvará de construção (Isso mostra que ele foi o responsável pela execução).
Informações necessárias para acessar os serviços:
O serviço pode ser solicitado através de processo eletrônico, acessando o site da Prefeitura através do link
Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:
60 dias úteis.
Forma de prestação do serviço:
Prestação de Serviço de forma online através do portal da Prefeitura de Caraguatatuba no link
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre o serviço:
- Presencialmente: Rua Major Ayres, nº 365 – Centro, Caraguatatuba – SP, de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h30.
- Pelo telefone: (12) 3897- 8216 -8220 ou 3897-8129
- Por e-mail: nfe@caraguatatuba.sp.gov.br
- Forma Digital – Portal Cidadão
Prioridades de atendimento:
As pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento presencial prioritário.
Previsão de tempo de espera para atendimento:
10 (dez) minutos em média para protocolar o pedido ou atendimento presencial para se manifestar sobre a solicitação.
Mecanismos de comunicação com os usuários:
- Pessoalmente na Secretaria de Fazenda.
- E-mail: nfe@caraguatatuba.sp.gov.br
- Telefone: (12) 3897- 8216 -8220 ou 3897-8129
- Forma digital através do Portal Cidadão
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:
Manifestações por escrito apresentadas pessoalmente, e-mail ou através da Central de Atendimento – Protocolo Eletrônico serão respondidas no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis.
Mecanismos de consulta acerca do andamento do serviço solicitado:
- Contato telefônico: (12) 3897- 8216 -8220 ou 3897-8129
- Por e-mail: nfe@caraguatatuba.sp.gov.br
- Comparecimento na Secretaria de Fazenda ou Central de Atendimento – Portal Cidadão
Avaliação dos Serviços
Avalie os serviços da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Veja Também Recentes

Ações da Guarda Civil de Caraguatatuba resultam em prisões, apreensões e recuperação de veículo
A Guarda Civil de Municipal (GCM) realizou diversas ações na última semana que resultaram em prisões, apreensões e recuperação de veículo. No dia 17 de maio, na região sul da cidade. Um homem conduzia uma motocicleta em alta velocidade e realizava manobras perigosas na Avenida José Herculano, quando desobedeceu a

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado de Santo Antônio
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar no dia 13 de junho (sexta-feira), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos,

Entreposto de Pesca do Camaroeiro é cenário da Saída Fotográfica no próximo sábado
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (31/5), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, junto ao camaroeiro, no Centro.

Audiência apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara de Caraguatatuba recebe a audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na próxima quarta-feira (28/5), às 17h, na sede do Legislativo, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda apresentam a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal

Fundo Social de Caraguatatuba realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo com apresentação de ações e metas
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou, na segunda-feira (26), a primeira reunião do Conselho Deliberativo, com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra, Talita Carneiro. No encontro, Dra. Talita agradeceu a presença e o engajamento dos conselheiros que aceitaram compor o grupo. Na sequência, foram apresentados