Pesquisar No Site
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes.

#PraTodosVerem Alunos estão sentados repetindo os movimentos solicitados pelo professor Leandro Lopes. Eles levantam a perna esquerda com o auxílio das mãos cruzadas por baixo (Fotos: JC Curtis/PMC)
Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal, coordenação motora, força e alongamento com os participantes.
Os movimentos são feitos com bastão, bolas, com as pessoas sentadas ou de pé. A metodologia foi desenvolvida por Lopes no decorrer da vivência como profissional de Educação Física.
“Ministro as aulas há um ano, no Ciapi e tem pessoas que estão comigo desde o início. A diferença no caminhar, no equilíbrio e coordenação e segurança pessoal desses alunos é perceptível”, ressaltou.

#PraTodosVerem O professor Leandro Lopes está entre duas alunas da aula de Prevenção a Risco e Queda. Ele comanda movimentos e elas repetem junto com outros alunos que estão no salão do Ciapi. (Fotos: JC Curtis/PMC)
Dona Marli Meji, 78 anos, é uma das beneficiadas. “Caía muito em casa, na rua, antes de começar nessa aula. Era muito sedentária. Agora minha respiração melhorou, parei de cair à toa e socializo com outros participantes”, contou.
A colega Maria Helena Silveira, 65 anos, também sofria com o mesmo problema de tombos e tropeções. “Os exercícios que fazemos com o Leandro são ótimos para nos ajudar a fortalecer o corpo e ter mais habilidade para fazermos nossos afazeres do dia-a-dia sem acidentes”, afirmou.
Para quem já é cadastrado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e tem interesse em participar dessa aula, basta levar à secretaria do Ciapi o RG, CPF, comprovante de residência, carteira do SUS com as vacinas em dia, atestado médico que a pessoa está apta a realizar atividade física e solicitar uma vaga.
Clique aqui para conhecer mais sobre esse trabalho.
Secretaria de Comunicação Social – 28/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Governo reforça atendimento a pessoas em situação de rua com chegada de frente fria
Com a proximidade do inverno e o período de baixas temperaturas, principalmente nas madrugadas, a Secretaria de Assistência Social segue com a abordagem destinada ao atendimento da população em situação de rua. Caraguatatuba conta com quatro equipamentos para atendimento da população em situação de rua: Centro Pop, Centro de Acolhida

Caraguatatuba recebe 1º Encontro de Startups do Litoral Norte
O Governo Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae-SP, realiza o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte, nos dias 10 e 11 deste mês, na Secretaria de Turismo. O encontro conta ainda com o apoio do Senai e do UpLab e proporcionará aos participantes uma imersão com visitas

Mesa redonda debate desinstitucionalização no mês da Luta Antimanicomial
No dia 30 de maio, às 13h, Caraguatatuba promove uma mesa redonda com o tema “A luta pela desinstitucionalização: desafios e avanços”. O evento será realizado na Secretaria de Educação, no bairro Indaiá, e faz parte das ações do mês da Luta Antimanicomial, cuja data nacional é celebrada em 18

Secretaria de Saúde presta contas do 1º Quadrimestre de 2025
Nesta sexta-feira (30), às 10h, será realizada a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre do exercício de 2025 da Secretaria de Saúde, na sede da Câmara Municipal de Caraguatatuba. A apresentação segue o que determina a Lei Complementar 141/2012, nos artigos 36 e 41, que exigem a

Quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol agitam Caraguatatuba neste domingo
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entra em sua reta decisiva com as quartas de final marcadas para este domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões