Pesquisar No Site
Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada em breve.
O evento surgiu com a proposta de valorizar e impulsionar as expressões afro e indígenas da região, com o intuito de destacar os artistas locais.

#PraTodosVerem: Imagens de apresentações das edições anteriores do Festival. Fim da descrição (Foto: Divulgação/Fundacc)
“Cada proposta recebida apresentou singularidade notável, demonstram a riqueza cultural e a diversidade de expressões artísticas da região de Caraguatatuba”, afirmou Letícia Andra, produtora, pesquisadora de cultura brasileira e curadora do Festival, ao destacar a tarefa de selecionar os artistas. “A curadoria enfrentou o desafio de selecionar apenas dez artistas, buscou contemplar a pluralidade de linguagens e destacar talentos que representassem, com autenticidade, a essência da cultura afro-caiçara e indígena”, concluiu.
A diversidade de estilos promete criar um ambiente de celebração e conexão com as raízes culturais, que passam pelo ritmo do reggae, a tradição do samba, a potência da poesia falada e muito mais.
O edital de chamamento para a seleção dos artistas foi aberto no dia 8 de fevereiro e encerrado no dia 20 do mesmo mês. Houve 45 inscrições válidas e dez artistas foram escolhidos pela curadoria do evento para integrar as atrações do festival, cada um trazendo sua essência e linguagem artística única.
Mariane Garcia, idealizadora do Muvúka, destaca a importância do evento para a cena cultural local, “O festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos artistas locais que carregam em suas performances a história e a ancestralidade afro. Queremos que o público sinta essa força e se reconheça nas expressões apresentadas”.
Além das apresentações, o festival conta com oficinas, rodas de conversa e palestras que promovem a troca de saberes e incentivam o fortalecimento das culturas afro e indígenas.
Para mais informações e atualizações sobre o evento, acompanhe o site https://festivalmuvuka.com.br/ e a página oficial do Festival no Instagram: @festa.muvuka.
Conheça os selecionados e suas categorias:
Kassiany Samira Gomes Santos – Show Reggae
David Cassiano Leite (Cassianosax) – Apresentação de Saxofone
Maria Rogéria Thome (Grupo RT) – Apresentação de Dança em Grupo
Sandro Aparecido Apolinário de Oliveira (Sandrão) – Samba Velha Guarda
Sérgio Honório da Silva (Sérjão) – Chorinho
Luciana Cristina Santos Dias da Silva (ALL DANCE) – Sapateado
Giovanni Miranda – Musicista
Thais Nogueira Silva – Exposição de arte Ailarrubi
Paulo Sergio dos Santos Filho (Mestre Angolinha) – Samba de Roda
Maicon Moraes dos Santos (Rapper Maicon) – Rap
Fomentado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), iniciativa do Governo Federal para apoiar o setor cultural, o evento conta também com o espaço Afrobrincante, no qual crianças maiores de quatro anos podem participar de atividades educativas enquanto os responsáveis participam do Fórum Jula o Mesu, que ocorre no sábado (26).
Entre as oficinas disponíveis estarão a confecção de bonecas pretas de pano, pintura e colagem, além do desenho de plantas medicinais com técnicas básicas de pintura em guache.
Serviço:
Festival de Cultura Afro – MUVUKA
Data: 26 e 27 de abril de 2025
Local: Polo Cultural do Travessão – Praça Jorge Castro, 35, Caraguatatuba/SP
Entrada: Gratuita
Informações: muvukafesta@gmail.com | (12) 99612-3618
Site: https://festivalmuvuka.com.br/
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e