Pesquisar No Site

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril

Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada em breve.

O evento surgiu com a proposta de valorizar e impulsionar as expressões afro e indígenas da região, com o intuito de destacar os artistas locais.

#PraTodosVerem: Imagens de apresentações das edições anteriores do Festival. Fim da descrição (Foto: Divulgação/Fundacc)

“Cada proposta recebida apresentou singularidade notável, demonstram a riqueza cultural e a diversidade de expressões artísticas da região de Caraguatatuba”, afirmou Letícia Andra, produtora, pesquisadora de cultura brasileira e curadora do Festival, ao destacar a tarefa de selecionar os artistas. “A curadoria enfrentou o desafio de selecionar apenas dez artistas, buscou contemplar a pluralidade de linguagens e destacar talentos que representassem, com autenticidade, a essência da cultura afro-caiçara e indígena”, concluiu.

A diversidade de estilos promete criar um ambiente de celebração e conexão com as raízes culturais, que passam pelo ritmo do reggae, a tradição do samba, a potência da poesia falada e muito mais.

O edital de chamamento para a seleção dos artistas foi aberto no dia 8 de fevereiro e encerrado no dia 20 do mesmo mês. Houve 45 inscrições válidas e dez artistas foram escolhidos pela curadoria do evento para integrar as atrações do festival, cada um trazendo sua essência e linguagem artística única.

Mariane Garcia, idealizadora do Muvúka, destaca a importância do evento para a cena cultural local, “O festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos artistas locais que carregam em suas performances a história e a ancestralidade afro. Queremos que o público sinta essa força e se reconheça nas expressões apresentadas”.

Além das apresentações, o festival conta com oficinas, rodas de conversa e palestras que promovem a troca de saberes e incentivam o fortalecimento das culturas afro e indígenas.

Para mais informações e atualizações sobre o evento, acompanhe o site https://festivalmuvuka.com.br/  e a página oficial do Festival no Instagram: @festa.muvuka.

Conheça os selecionados e suas categorias:

Kassiany Samira Gomes Santos – Show Reggae

David Cassiano Leite (Cassianosax) – Apresentação de Saxofone

Maria Rogéria Thome (Grupo RT) – Apresentação de Dança em Grupo

Sandro Aparecido Apolinário de Oliveira (Sandrão) – Samba Velha Guarda

Sérgio Honório da Silva (Sérjão) – Chorinho

Luciana Cristina Santos Dias da Silva (ALL DANCE) – Sapateado

Giovanni Miranda – Musicista

Thais Nogueira Silva – Exposição de arte Ailarrubi

Paulo Sergio dos Santos Filho (Mestre Angolinha) – Samba de Roda

Maicon Moraes dos Santos (Rapper Maicon) – Rap

Fomentado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), iniciativa do Governo Federal para apoiar o setor cultural, o evento conta também com o espaço Afrobrincante, no qual crianças maiores de quatro anos podem participar de atividades educativas enquanto os responsáveis participam do Fórum Jula o Mesu, que ocorre no sábado (26).

Entre as oficinas disponíveis estarão a confecção de bonecas pretas de pano, pintura e colagem, além do desenho de plantas medicinais com técnicas básicas de pintura em guache.

Serviço:

Festival de Cultura Afro – MUVUKA

Data: 26 e 27 de abril de 2025

Local: Polo Cultural do Travessão – Praça Jorge Castro, 35, Caraguatatuba/SP

Entrada: Gratuita

Informações: muvukafesta@gmail.com | (12) 99612-3618

Site: https://festivalmuvuka.com.br/

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Exposição de Loucuras Anunciadas apresenta gravuras que retratam período mais obscuro e complexo de Goya
Exposição de Loucuras Anunciadas apresenta gravuras que retratam período mais obscuro e complexo de Goya

Segue em cartaz no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) a exposição “Loucuras Anunciadas”, com uma compilação de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya (1746 – 1828). A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 21 de junho. As gravuras são do início

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/05/2025
Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 14/04/2025
Escolas municipais recebem eventos sobre saúde bucal a partir do próximo sábado
Escolas municipais recebem eventos sobre saúde bucal a partir do próximo sábado

Vários eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola, em Caraguatatuba, a partir do próximo sábado, nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino, a começar pela CEI/EMEI Profª Maria Eugenia Aranha Chodounsky, no bairro Jardim Casa Branca. As ações abrangem três

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 12/05/2025
DSC_8121
Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira

Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba,  recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/04/2025