Pesquisar No Site
Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado

Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, recomenda aos usuários do transporte escolar para os cuidados que devem tomar antes de contratar o serviço, na semana de volta às aulas.

#PraTodosVerem Agente de trânsito inspeciona uma van escolar estacionada com as portas abertas. Um homem de pé acompanha a ação.
Para que o veículo possa transportar alunos das redes municipal e estadual, e da particular, é necessário ter uma autorização municipal. O alvará é expedido somente após o interessado apresentar, além dos documentos pessoais, a comprovação de sua qualificação profissional, bem como o veículo adequado às exigências e aprovação perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A cada seis meses (janeiro e julho) a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza uma vistoria nos veículos, de acordo com norma do Detran. Sem a vistoria não é possível fazer a renovação do alvará para funcionamento. Para o ano de 2025, serão aguardadas 36 vans para as vistorias que ocorrerão de 4/2 a 14/2.
Os itens verificados durante as vistorias estão relacionados no Decreto Municipal nº 325/15, além de observar condições externas e internas do veículo como condições dos pneus, lanternas, faróis, placa, pintura, limpeza, velocímetro, tacógrafo, extintor de incêndio, cintos de segurança, entre outros.
A equipe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana alerta que os pais ou responsável em contratar esse serviço, consultem na secretaria se o transporte está legalizado de acordo com as legislações federal, estadual e municipal.
O exercício da atividade sem autorização da Prefeitura e do Detran/SP caracteriza transporte coletivo clandestino e sujeita o infrator a apreensão do veículo e multa no valor equivalente a R$2,5 mil, conforme artigo 8º da Lei Municipal 1265/06.
A Prefeitura oferece o canal de comunicação pelo telefone 0800.778-8080, pelo qual é possível saber o nome dos transportadores regulares, denunciar o transporte clandestino e também apresentar sugestões, reclamações ou elogios sobre o serviço.
Secretaria de Comunicação Social – 3/2/2025
Veja Também Recentes

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às