Pesquisar No Site
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Centenas de adolescentes da região visitaram a Feira das Profissões 2025 na última terça-feira (14/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e na Escola Técnica Estadual (Etec), no Indaiá, em Caraguatatuba. O evento ofereceu orientação profissional, experiências práticas e encaminhamentos que auxiliam na escolha de carreira e qualificação para as demandas da economia regional.

#PraTodosVerem: Alunos e Alunas da Guarda Mirim montam figuras geométricas durante a Feira de Profissões 2025 (Foto: JC Curtis/PMC)
Quem passou pelas duas instituições de ensino teve a chance de se informar sobre carreiras das áreas de Administração, Contabilidade, Direito, Edificações, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de RH, Matemática, Medicina, Meio Ambiente, Processos Gerenciais, Psicologia, Tecnologia da Informação, Polícia Militar, Mecânica Automotiva, Música, Artes, Empreendedorismo, entre outras.
Os visitantes também puderam retirar mudas nativas da Mata Atlântica no viveiro municipal da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; fazer um teste vocacional com alunos de psicologia e assistir à simulação de um Tribunal do Júri com alunos de direito, além de uma partida de basquetebol promovida pela Secretaria de Esportes e Recreação com análise pós-jogo.
De acordo com o aluno do 1º ano do Ensino Médio com Técnico de Administração, Eduardo de Melo Valeriano, de 16 anos, a Feira das Profissões mostra os atrativos e a estrutura dos cursos ofertados pelo IFSP e pela Etec de Caraguatatuba. “As duas escolas nos proporcionam cursos integrados ao ensino médio. Isso vai me dar a direção para onde eu quero ir”, enfatizou.
A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes, disse que a Feira das Profissões serve para nortear estudantes com dúvidas sobre a escolha de uma carreira no mercado de trabalho. “A Feira das Profissões é o momento em que os jovens podem conhecer diversas formações existentes, além das tradicionais, Medicina, Engenharia e Direito. Aqui, eles escolhem com muito mais segurança o seu futuro profissional”, explicou. “A nossa intenção é atrair os alunos no início e no final do Ensino Médio porque são estudantes que enfrentam esse dilema nessa faixa etária”, concluiu.
Para o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o evento abre os horizontes dos jovens da região. “A Feira das Profissões é uma parceria do governo municipal com as instituições de ensino de Caraguatatuba. Isso faz com que nós tenhamos jovens mais engajados e com metas mais estruturadas sobre o que e como fazer em relação ao mercado de trabalho. A população tem que vir aqui prestigiar e trazer as crianças para terem contato com essas profissões”, reconheceu.
A Feira de Profissões é uma iniciativa do governo municipal por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba, Escola Técnica (ETEC), Centro Universitário Módulo, Unitau Caraguatatuba, empresas de diferentes segmentos e profissionais liberais, com o objetivo de apresentar opções de formação e mercado de trabalho para jovens, alunos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas famílias.
Secretaria de Comunicação Social – 15/10/2025
Veja Também Recentes
“Antes da folia, a prevenção”: Equipes de Saúde promovem ações estratégicas no bairro Jaraguazinho
As equipes de Atenção Básica dos bairros Jaraguazinho e Rio do Ouro realizaram, na sexta-feira (13), uma ação de conscientização na chegada de Caraguatatuba com foco na prevenção durante o Carnaval. A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária. Durante a mobilização, profissionais da saúde distribuíram preservativos masculinos
Caraguatatuba recebe 1ª edição do CFC Championship no próximo sábado
Caraguatatuba será palco da 1ª edição do CFC Championship, campeonato de artes marciais que promete movimentar o cenário esportivo da cidade. O evento será realizado no próximo sábado (28), a partir das 10h, no Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide) Sul, no bairro Pegorelli, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba,
Exposição “Mãos que Incendeiam” valoriza protagonismo juvenil no Parque do Juqueriquerê
A exposição “Mãos que Incendeiam”, produzida por adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caraguatatuba, segue em exibição até este sábado, dia 28 de fevereiro, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê. A mostra é gratuita e aberta
Fluência leitora registra avanços na alfabetização da rede municipal de ensino de Caraguatatuba
Caraguatatuba intensificou as ações voltadas ao desenvolvimento da fluência leitora entre estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa busca fortalecer o processo de alfabetização e ampliar as oportunidades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fluência leitora corresponde à capacidade de ler com precisão, ritmo adequado e
Nova fase da zeladoria: Caraguatatuba amplia equipes e aposta em tecnologia para agilizar serviços
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com a força-tarefa para restabelecer a normalidade dos serviços de zeladoria da cidade. O município continua em estado de calamidade ambiental e sanitária, decretada pelo prefeito Mateus Silva desde o último dia 12, quando a administração municipal rompeu unilateralmente o contrato com a empresa que
