Pesquisar No Site
Programa Bombeiro na Escola retoma aulas para 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino

Programa Bombeiro na Escola retoma aulas para 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino
Alunos do 9º ano, da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, participaram na terça e quarta-feira (18 e 19), do projeto Bombeiros na Escola.

#PraTodosVerem: Cabo do Corpo de Bombeiros Eliezer Costa Vieira ministra aula do Programa Bombeiro na Escola para alunos do 9º ano C, da EMEF Professor Euclydes Ferreira. Ele está de pé e os alunos sentados em carteiras escolares. (Foto: Hugo Labanca/PMC)
O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado para estudantes do 8º e 9º anos, com o propósito que saibam identificar situações de perigo, evitem que ocorram acidentes e de agirem da maneira correta em uma emergência, jamais ficando expostos ao risco.
Na aula ministrada pelo cabo PM do Corpo de Bombeiros, Eliezer Costa Vieira, a turma pode aprender um pouco mais sobre os serviços sociais prestados pela instituição, equipamentos usados no resgate de incêndios, como preceder nessa situação; tipos de incêndio e tipos de extintores; diferença entre um atendimento de urgência e emergência; procedimentos em caso de queimadura, em caso de convulsão ou fratura; quando ligar para o número 193, entre outros assuntos.
Uma das vivências na sala teve a participação do aluno Marcos Vinícius Nascimento Távora, 14 anos, 9º C, que demonstrou como se deve vestir a roupa de combate a incêndio, calça e sobretudo, mais bota e capacete em menos de 30 segundos, tempo este exigido a cada bombeiro. A vestimenta completa pesa em torno de 30 quilos.

#PraTodosVerem: Cabo do Corpo de Bombeiros Eliezer Costa Vieira auxilia o aluno Marcos Vinícius Nascimento Távora, a vestir a roupa usada em resgate de incêndios. (Foto: Hugo Labanca/PMC)
“Não tinha ideia do peso da roupa. Fiquei bastante impressionado. Não é uma profissão fácil, eles trabalham muito. Além disso, aprendi a importância das mangueiras e extintores em escolas e estabelecimentos comerciais, por exemplo, em caso de incêndio e também ter em mente a rota de fuga”, ressaltou o adolescente.
A colega Karoline Vanessa da Silva Alves Garcia, 15 anos, disse que foi importante a aula para saber como se portar em situações de emergência e quando telefonar para o número 193. “Aprendi muito nesse encontro”, resumiu.
Na quinta-feira (20), a aula será na EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, na Martin de Sá, e na sexta-feira (21), na EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca. A primeira unidade escolar a receber o projeto, este ano, foi a EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim, na segunda (17).
Secretaria de Comunicação Social – 19/2/2025
Veja Também Recentes

Caraguatatuba conclui curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com 71 participantes
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba realizou o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na manhã de terça-feira (24), no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 71 participantes. Trata-se de um aumento considerável de participantes em relação à última edição, que

Ceramista Luciana Renna abre 9º Semana de Arquivos em Caraguatatuba com palestra sobre Toninho Cordeiro
A abertura da 9ª Semana Nacional de Arquivos teve início na última terça-feira (10), com a palestra da ceramista Luciana Renna, que apresentou os caminhos percorridos pelo saudoso artista Toninho Cordeiro no universo da cerâmica. Com a Videoteca Lúcio Braun praticamente lotada por artistas, ceramistas, técnicos, amigos e público em

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

Vacinação contra a brucelose é realizada em sete propriedades rurais de Caraguatatuba
Com foco na saúde animal e na segurança alimentar, Caraguatatuba realizou na terça-feira (24) a imunização de 46 bezerros contra a brucelose em sete propriedades rurais. As atividades começaram a partir das 10h, com a saída das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Parque Natural Municipal

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à