Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba abre eleição para Ave Símbolo da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba abre eleição para Ave Símbolo da cidade
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, abriu oficialmente a eleição para escolha da ave símbolo da cidade nesta terça-feira (5). A iniciativa tem como objetivo fomentar o ecoturismo de observação de aves, promover a preservação ambiental e estimular a geração de artesanatos.
Os projetos de lei que estabelecem o ‘Dia do Observador de Aves’ e a eleição da ave símbolo de Caraguatatuba receberam forte apoio da Câmara dos Vereadores e do prefeito Aguilar Junior. A Secretaria de Meio Ambiente está engajada na causa, junto a parceiros da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc.
A proposta é que a escolha da ave símbolo traga visibilidade tanto para o ecoturismo de observação de aves, como destaque a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanato relacionado à ave escolhida. Esse projeto também será fundamental para ampliar a formação de guias de ecoturismo para trilhas de observação.
Dentre as aves candidatas está a Gaturamo-verdadeiro, Saíra-sete-cores, Coruja-buraqueira, Saíra-militar e Beija-flor-rajado. Cada uma delas possui características específicas e um encanto singular.
Para a eleição, alguns critérios foram estabelecidos: a ave deve ser facilmente encontrada na região, visualmente atrativa para estimular a criação de imagens, estampas e artesanatos; deve permitir a sua fotografia, já que algumas aves são reservadas ou inquietas; e é preferível que seja endêmica da Mata Atlântica, valorizando esse importante bioma presente em Caraguatatuba.
A votação já está aberta e pode ser realizada de forma prática e rápida através do formulário disponível no link: https://forms.gle/uvA3QyFLQp6s2WUw6.
As informações completas sobre cada ave candidata, juntamente com suas particularidades, podem ser encontradas na página da Secretaria de Meio Ambiente, no site oficial da Prefeitura: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.
A iniciativa busca valorizar a diversidade de aves da região e fortalecer o turismo e a preservação ambiental. A Prefeitura incentiva a ampla participação popular nesse processo. O link para a votação ficará disponível até o dia 20 de dezembro.
Veja Também Recentes
Cineclube Especial Coreia do Sul apresenta “A Viúva” nesta quinta-feira
O projeto Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (23/4), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme sul coreano “A Viúva”, dirigido por Park Nam-ok. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A sessão integra a mostra “Especial – Coreia do Sul”, que apresenta
Programa Ruas da Esperança promove ação integrada em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na manhã da última quinta-feira (23), mais uma ação integrada do programa Ruas da Esperança, na Praça Juscelino Kubitschek, no centro da cidade e no bairro Jardim Terralão. A iniciativa, coordenada por equipes das Secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Mobilidade Urbana e Serviços
Praça Jorge de Castro, no Travessão, recebe peça teatral “Florilégio” neste sábado
Visitantes e moradores de Caraguatatuba estão convidados a prestigiar neste sábado (11/4), às 10h, na Praça Jorge de Castro, no bairro Travessão, o espetáculo “Florilégio”, do grupo Pombas Urbanas, de São Paulo. A apresentação é gratuita. O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo
Shows com artistas locais e de renome nacional marcam aniversário de 169 anos de Caraguatatuba
Caraguatatuba completa 169 anos de emancipação político-administrativa na próxima segunda-feira, 20 de abril, com uma programação que organiza apresentações musicais e atração aérea em diferentes pontos da cidade. Os eventos são gratuitos e ocorrem em espaços públicos. A abertura será na sexta-feira (17), na Praça da Cultura, com show de
Espetáculo “Prisma – Eu Sou Assim” é destaque no Teatro Mario Covas
“Prisma – Eu Sou Assim” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira (9/4), às 19h. O espetáculo da Cia. Terralina tem entrada gratuita, e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A companhia dá continuidade às suas investigações sobre temas contemporâneos, desta vez com um trabalho sobre