Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba abre eleição para Ave Símbolo da cidade

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba abre eleição para Ave Símbolo da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba abre eleição para Ave Símbolo da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, abriu oficialmente a eleição para escolha da ave símbolo da cidade nesta terça-feira (5). A iniciativa tem como objetivo fomentar o ecoturismo de observação de aves, promover a preservação ambiental e estimular a geração de artesanatos.

Os projetos de lei que estabelecem o ‘Dia do Observador de Aves’ e a eleição da ave símbolo de Caraguatatuba receberam forte apoio da Câmara dos Vereadores e do prefeito Aguilar Junior. A Secretaria de Meio Ambiente está engajada na causa, junto a parceiros da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc.

A proposta é que a escolha da ave símbolo traga visibilidade tanto para o ecoturismo de observação de aves, como destaque a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanato relacionado à ave escolhida. Esse projeto também será fundamental para ampliar a formação de guias de ecoturismo para trilhas de observação.

Dentre as aves candidatas está a Gaturamo-verdadeiro, Saíra-sete-cores, Coruja-buraqueira, Saíra-militar e Beija-flor-rajado. Cada uma delas possui características específicas e um encanto singular.

Para a eleição, alguns critérios foram estabelecidos: a ave deve ser facilmente encontrada na região, visualmente atrativa para estimular a criação de imagens, estampas e artesanatos; deve permitir a sua fotografia, já que algumas aves são reservadas ou inquietas; e é preferível que seja endêmica da Mata Atlântica, valorizando esse importante bioma presente em Caraguatatuba.

A votação já está aberta e pode ser realizada de forma prática e rápida através do formulário disponível no link: https://forms.gle/uvA3QyFLQp6s2WUw6.

As informações completas sobre cada ave candidata, juntamente com suas particularidades, podem ser encontradas na página da Secretaria de Meio Ambiente, no site oficial da Prefeitura: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.

A iniciativa busca valorizar a diversidade de aves da região e fortalecer o turismo e a preservação ambiental. A Prefeitura incentiva a ampla participação popular nesse processo. O link para a votação ficará disponível até o dia 20 de dezembro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024