Pesquisar No Site

Parque Natural do Juqueriquerê: um passeio gratuito para apreciar a fauna e a flora

Parque Natural do Juqueriquerê: um passeio gratuito para apreciar a fauna e a flora
Parque Natural do Juqueriquerê: um passeio gratuito para apreciar a fauna e a flora

Importante atrativo turístico e educacional, o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, já recebeu mais de 6 mil visitantes, especialmente de escolas e de instituições, desde sua inauguração, em abril deste ano.

#PraTodosVerem: Esquilo avistado comendo frutas no Parque Natural Municipal Juqueriquerê (Foto: Divulgação/PMC)

Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura, que comemora o fato de que, o espaço verde continua atraindo não apenas os moradores locais, mas também turistas e visitantes de cidades vizinhas.

Vale lembrar que a entrada para o parque é gratuita, assim como todas as atividades oferecidas no local.

O espaço é rico em biodiversidade e importante meio de conservação. Possui 35 mil m² e é uma unidade de proteção integral, cujos objetivos principais são a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como a promoção da pesquisa científica.

O parque tem sido especialmente procurado por escolas, que utilizam o espaço para desenvolver programas educativos, proporcionando aos alunos um contato direto com a natureza.

Além de oferecer trilhas ecológicas e observação da fauna e flora, o parque tem sediado eventos de conscientização ambiental e importantes reuniões de grupos de trabalho da Prefeitura.

Em matéria de segurança, o Parque Natural do Juqueriquerê conta com o apoio da Guarda Mirim de Caraguatatuba, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Visitantes de cidades vizinhas também foram bem recebidos, como o grupo Costa Norte Aventuras, de São Sebastião, que já realizou um “Remadão no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê” e reuniu alguns entusiastas de esportes aquáticos.

Alunos da APAE de São Sebastião estiveram no parque para conhecer as dependências do local, aproveitar a riqueza da fauna e flora e desfrutar de um ambiente que valoriza a acessibilidade e promove a inclusão de todos.

A preservação da natureza e a conscientização ambiental são valores fundamentais que permeiam as ações realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Visitação gratuita

Para entrar no Parque, o visitante preenche um formulário e, término do passeio, informa o horário de sua saída. O agendamento de grupos como escolas, faculdades e associações deve ser feito exclusivamente pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais informações sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está temporariamente indisponível. O reparo da linha já foi solicitado à operadora telefônica, responsável pelo conserto. Enquanto a manutenção não é finalizada, a única alternativa é o atendimento presencial. O CCZ está localizado na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas

Encontro reunirá profissionais do setor de todo litoral norte No próximo dia 27 de abril, das 10 até às 22 horas, no polo Travessão, será realizado o 1º Congresso Forrozeiro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e tem como objetivo, discutir ações para o setor entre os profissionais da área,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024