Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba alerta para proibição de animais domésticos no Parque Natural do Juqueriquerê

Prefeitura de Caraguatatuba alerta para proibição de animais domésticos no Parque Natural do Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba alerta para proibição de animais domésticos no Parque Natural do Juqueriquerê

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, ressalta a proibição da entrada de animais domésticos no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, uma importante área de preservação ambiental localizada no município.

#PraTodosVerem: Espaço interno do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê com placa de identificação das atividades e uma lixeira (Foto: Divulgação/PMC)

Essa decisão está fundamentada na Lei Federal 9.985, de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

O objetivo principal dessa restrição é garantir a proteção não apenas dos animais silvestres presentes no parque, mas também dos animais domésticos que possam ser afetados por problemas decorrentes da visitação. A presença de cães ou outros animais domésticos pode gerar situações de estresse e possíveis conflitos, além de potencializar riscos à segurança e à saúde dos próprios animais e dos visitantes por conta do contato inapropriado.

A legislação que respalda essa proibição tem como base a preservação da fauna e flora destes ambientes, bem como a manutenção do equilíbrio ecológico. Por isso, restringindo a entrada de pets evitamos a perturbação dos animais silvestres e a possibilidade de transmissão de doenças entre os animais presentes no parque.

A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta a importância da conscientização de todos os visitantes e moradores da cidade para que cumpram essa determinação, garantindo a preservação desse espaço natural e a segurança tanto dos animais quanto das pessoas.

Mas para aqueles que desejam desfrutar de momentos de lazer ao lado de seus pets, a Prefeitura incentiva a utilização de outros espaços adequados para esse fim, como praças e áreas devidamente autorizadas para o convívio dos bichinhos.

A conscientização e o respeito às normas de preservação ambiental são essenciais para a manutenção da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. A Prefeitura de Caraguatatuba agradece a colaboração de todos os cidadãos e reforça seu compromisso com a preservação e conservação do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.

Sobre a Lei Federal 9.985, de 2000:

A Lei Federal 9.985, também conhecida como Lei do SNUC, foi criada com o objetivo de estabelecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e definir critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Brasil. Ela visa garantir a proteção e preservação da diversidade biológica, dos ecossistemas naturais e dos recursos genéticos do país.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024