Pesquisar No Site
Atendimento Multidisciplinar Habilitador/Reabilitador – Equoterapia/Hidroterapia
Atendimento Multidisciplinar Habilitador/Reabilitador – Equoterapia/Hidroterapia
Última atualização: 03/02/2026
Secretaria Responsável:
Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso
Organização Social Gestora: ACALENTO
Serviços oferecidos:
O programa realiza a reabilitação de Pessoas com Deficiência por meio de duas abordagens terapêuticas:
Equoterapia: Recurso terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar envolvendo saúde, educação e equitação, promovendo desenvolvimento físico, psíquico e social.
Hidroterapia: Técnica que utiliza as propriedades da água no tratamento e prevenção de diversas patologias. Os exercícios são realizados em piscina coberta e aquecida, com o objetivo de proporcionar uma recuperação mais rápida e eficaz.
Requisitos:
Pessoa com Deficiência prioritariamente na fase inicial do desenvolvimento, com encaminhamento médico de profissionais da rede municipal de saúde. Realizar cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
Documentos necessários:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço atualizado, em nome do usuário, que comprove moradia no município de Caraguatatuba;
- Laudo médico original com CID (Classificação Internacional de Doença); descritivo, que comprove a deficiência;
- Pedido médico de equoterapia/hidroterapia;
- Aplicação da Avaliação /CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade na SEPEDI comprovando critérios mencionados em Lei, se necessário.
Informações necessárias para acessar o serviço:
Pessoas com Deficiência de qualquer idade, ou seus responsáveis, devem comparecer à SEPEDI para realizar o agendamento do cadastro e apresentar os documentos listados. Após análise, os encaminhamentos serão enviados à organização responsável pela execução do serviço, que entrará em contato com o beneficiário ou familiar para triagem e avaliação técnica.
Na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), telefone (12) 3886-3050, localizada na Av. Jorge Burihan, n° 10 – Jd. Jaqueira – CEP 11.674-365 – Caraguatatuba – SP.
Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:
A depender da disponibilidade de vagas.
Forma de prestação do serviço:
Atendimentos prestados na Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h às 17h, localizada na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9.152, bairro Porto Novo. Horário de atendimento: das 08h às 17h. Telefone: (12) 3887-9043.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre o serviço:
As manifestações poderão ser apresentadas por escrito diretamente na SEPEDI ou por meio do preenchimento do formulário de pesquisa de satisfação. Caso a solicitação do usuário não seja atendida pela Secretaria, será possível registrar manifestação junto à Ouvidoria Municipal, por meio do site da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, pessoalmente na Av. Frei Pacífico Wagner, nº 985 – Centro, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@caraguatatuba.sp.gov.br ou telefone 156.
Prioridades de atendimento:
Pessoas com Deficiência em fase inicial do desenvolvimento.
Previsão de tempo de espera para atendimento:
A depender da disponibilidade de vagas.
Mecanismos de comunicação com os usuários:
Pessoalmente na SEPEDI, e-mail, telefone, internet, site, e 156.
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:
Protocolização de documento do requente e envio de resposta por meio dos mecanismos descritos no item anterior; com prazo máximo de 30 (trinta) dias.
Mecanismos de consulta acerca do andamento do serviço solicitado:
Por contato telefônico, e-mail ou comparecimento na SEPEDI.
Avaliação dos Serviços
Avalie os serviços da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Veja Também Recentes
Arte e inclusão: Peça aborda autismo de forma lúdica nesta quarta Teatro Mario Covas
Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (8/4), no Teatro Mario Covas, em duas sessões, às 9h30 e às 14h, a peça teatral infantil “Ini Berê: Somos Todos Estrangeiros”, da Cia. Aya, do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado com até uma hora de antecedência. O
Instituto Surfé representa Caraguatatuba no Prêmio Isabel Salgado na categoria ‘Raízes’
O Instituto Surfé Caraguá está entre os projetos finalistas da segunda edição do Prêmio Isabel Salgado, na categoria ‘Raízes’. A iniciativa reconhece projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de transformação social em todo o país e agora entra em uma das etapas mais decisivas: o voto popular. Idealizado
Centro de Controle de Zoonoses promove nova feira de adoção neste sábado
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promove mais uma feira de adoção de cães e gatos neste sábado (25) das 9h às 13h, com mais de 20 animais disponíveis à espera de um lar. Todos estão vacinados, vermifugados e identificados com microchip, como é prática do CCZ
3ª turma de agentes administrativos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participa de curso da Escola de Governo na próxima semana
A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba capacita a terceira e última turma dos 195 agentes administrativos da Secretaria de Educação em Gestão de RH, Saúde e Segurança no Trabalho, e de Gestão Documental na próxima terça-feira (5/4), na sede da secretaria, no Indaiá. Os
Reforma no campo de futebol society do Rio do Ouro entra na fase de acabamento
A Prefeitura de Caraguatatuba avança com reforma e revitalização do campo de futebol society “Antonio Pereira da Silva, o Jota,” no Rio do Ouro. As intervenções serão concluídas até o final de abril. O serviço na área de 1.920 m² envolve a troca do gramado sintético e manutenção alambrados, portões,