Pesquisar No Site
Banco de Alimentos/CRESANS
Banco de Alimentos/CRESANS
Secretaria Responsável:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Serviços oferecidos:
CENTRO DE REFERÊNCIA EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL (CRESANS) “MARIA DO ROZÁRIO OLIVEIRA CARLOTA”
O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) é um instrumento público comunitário para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo, constituindo-se como um espaço de vivência da cidadania, de convivência e participação social.
O objetivo geral do CRESANS é combater o quadro de insegurança alimentar e nutricional, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
O Centro de Referência conta com sala equipada, onde são realizados treinamentos, oficinas, cursos de alimentação e nutrição e cursos de geração de renda, buscando capacitar à população e formar agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar.
Em relação à capacitação, os cursos são abertos ao público e não é necessário encaminhamento prévio. As turmas e vagas são divulgadas no site da Prefeitura e o munícipe deve entrar em contato para fazer a inscrição conforme demanda.
Endereço: Avenida Ministro Dílson Funaro, 287 – Jardim Britânia
Telefone: (12) 3887-3551
BANCO DE ALIMENTOS
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba é um Programa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba vinculado às Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e de Assistência Social, com gestão, estrutura e finalidades estabelecidas na lei Nº 1548 de 2008.
O objetivo do Banco de Alimentos é combater o desperdício de alimentos, através das seguintes atividades: proceder à coleta, recondicionamento e armazenamento de produtos e gêneros alimentícios, perecíveis ou não, desde que em condições de consumo, provenientes de doações e apreensões e efetuar a distribuição dessas doações para entidades assistenciais regularmente constituídas e organizações comunitárias, situadas no município de Caraguatatuba e previamente cadastrado e indicado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Endereço: Avenida Ministro Dílson Funaro, 287 – Jardim Britânia
Telefone: (12) 3883-6548
E-mail: bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br
Requisitos:
Se enquadrar no estabelecido pela lei: Nº 2.606 de 2022
“Art. 4º (…) II(…)
a) realizar trabalho de promoção humana, na forma da legislação pertinente;
b) comprovar a necessidade de doações de alimentos para complementação na produção das refeições regularmente servidas aos seus assistidos;
c) possuir cozinha e mínima estrutura para receber, armazenar e preparar as doações através do Programa;
d) servir as refeições somente dentro da instituição e em local adequado, vedada a sua distribuição na rua;
e) não atender pessoas através do fornecimento de repasse de alimentos;
f) “comprometer-se a enviar bimestralmente dados dos beneficiários atendidos através do Programa e relatório fotográfico do preparo de refeições e entregas realizadas com as doações, para a prestação de contas aos parceiros doadores”.
Documentos necessários:
- Documentos de identificação do responsável pela instituição;
- Comprovante de endereço do local;
- Cadastro CNPJ;
- Relatório de atividades da instituição;
- Preenchimento de cadastro e termo de compromisso com o equipamento.
Informações necessárias para acessar o serviço:
O interessado deve contatar o Banco de Alimentos presencialmente ou por e-mail, fazer o envio de todos os documentos, estes serão avaliados pela assistente social designada pela secretaria de assistência social, estando tudo em conformidade será firmado o compromisso via assinatura do termo e a instituição passará a ser beneficiada.
Previsão prazo máximo para a prestação do serviço:
Em média 15 dias para o cadastramento. As doações são conforme o fluxo de recebimentos.
Forma de prestação do serviço:
Doação de Alimentos in natura para instituições sociais cadastradas.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre o serviço:
Telefone, presencialmente e por e-mail.
Prioridades de atendimento:
A prioridade segue a ordem em que foi feito o contato.
Previsão de tempo de espera para atendimento:
Não se aplica, pois não existe periodicidade nas doações recebidas para repasse. Assim que recebidas as doações, o atendimento é imediato.
Mecanismos de comunicação com os usuários:
Portal da prefeitura, telefone, e-mail e presencialmente.
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários:
Manifestações dos usuários devem ser respondidas via protocolo.
Mecanismos de consulta acerca do andamento do serviço solicitado:
Telefone, e-mail e presencialmente.
Avaliação dos Serviços
Avalie os serviços da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Os atletas de Caraguatatuba continuam com um excelente desempenho no cenário estadual do BMX. No último domingo (8), atletas da cidade participaram da 4ª etapa do Campeonato Paulista da modalidade, realizada em Jarinu, no interior do Estado, e conquistaram importantes resultados. O evento reuniu mais de 400 pilotos de diversas

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos
Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, que será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove, por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma série de atrações.

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres