Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguá atualiza cadastro imobiliário com uso de tecnologia de geoprocessamento

Publicado em: 16/02/2023
Prefeitura de Caraguá atualiza cadastro imobiliário com uso de tecnologia de geoprocessamento
Prefeitura de Caraguá atualiza cadastro imobiliário com uso de tecnologia de geoprocessamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, está realizando a atualização dos cadastros imobiliários de cerca de 24 mil contribuintes. A medida se faz necessária após levantamento do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) apontar possíveis inconsistências na base de dados cadastrais.  São diferenças entre a área construída real detectada e aquela que consta registrada no Cadastro Imobiliário da Secretaria da Fazenda.

Para essa correção, a Área de Tributos Imobiliários da Secretaria da Fazenda enviou, via Correios, uma notificação onde constam as informações atualizadas, inclusive com fotos aéreas e frontais do imóvel. Caso o proprietário do imóvel não concorde com os dados constatados, após o recebimento do documento ele terá 15 dias para fazer o agendamento de atendimento para contestação, que será realizado no link https://caraguatatuba.geopx.com.br/consultaimoveis-caraguatatuba/login.html,  usuário (número de Inscrição Imobiliária) e senha informados nas respectivas notificações.

A base de atendimento está localizada na Avenida Frei Pacífico Wagner, 932, Centro (próximo ao lado do Procon de Caraguatatuba). Importante destacar que o atendimento somente será realizado mediante agendamento de dia e horário, nos dias úteis, das 8h30 às 16h30.

#PraTodosVerem: Dois estagiários estão sentados às mesas e preparados para atender os contribuintes com dúvidas (Foto: Divulgação/PMC)

Após os devidos esclarecimentos, se ainda assim o interessado não concordar com as metragens constatadas, uma equipe de campo fará a medição in loco, em dia e horário agendado.

Não havendo a manifestação por parte do interessado, no prazo de 15 dias a atualização do cadastro imobiliário será realizada.

De acordo com o secretário de Fazenda, Nelson Hayashida, se for aprovada a contestação, nenhuma alteração será efetuada, mas se confirmada alguma diferença, a atualização cadastral será realizada.

Importante destacar que foram geradas notificações com diferenças na proporção de 20% de aumento de área construída entre o valor lançado atualmente na base de dados cadastrais e as constatadas por meio do levantamento aerofotogramétrico.

A estimativa da Secretaria é que esse trabalho de revisão dure em torno de seis meses, o que inviabilizaria a correção já no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi lançado no começo deste ano. Entretanto, a Prefeitura, no decorrer do exercício de 2023, deverá lançar carnê complementar para os casos de diferença de área confirmados pelos contribuintes. O Grupo de Campo da Área de Tributos Imobiliários da Secretaria da Fazenda fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 932, no Centro. Mais informações  pelos telefones (12)3897-8175 ou 3897-8232 e WhatApps (12) 99654-9560 (só mensagens de texto). O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Premiado roteirista Fabio Rodrigo realiza oficina de cinema periférico em Caraguatatuba
Premiado roteirista Fabio Rodrigo realiza oficina de cinema periférico em Caraguatatuba

O projeto cultural DOC BAOBÁ, contemplado pelo edital de chamamento público nº 23/2023 – “Lúcio Braun” através da Lei Paulo Gustavo de Caraguatatuba, realiza oficina “Cinema Periférico – Uma Introdução ao roteiro” com o roteirista e diretor Fabio Rodrigo no dia 29 de fevereiro, em formato online, das 19h às 20h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/02/2024
Equipe da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba se reúne com representantes do Estado em prol de melhorias na área
Equipe da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba se reúne com representantes do Estado em prol de melhorias na área

A equipe da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba esteve nesta quinta-feira (22), na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para buscar melhorias turísticas ao município. O secretário de Turismo, Rodrigo Tavano e mais três servidores municipais estiveram em reunião com o secretário estadual, Roberto de Lucena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 23/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar Ambiental agem contra invasão de área protegida
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar Ambiental agem contra invasão de área protegida

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma rápida e efetiva ação nesta quarta-feira (7) em uma área de preservação permanente, na Mococa, região norte da cidade. Uma construção ilegal na Estrada da Hípica foi prontamente demolida pelas forças

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 07/02/2024
Bloco da Solidariedade dá o grito de Carnaval em Caraguatatuba e reúne mais de 500 foliões
Bloco da Solidariedade dá o grito de Carnaval em Caraguatatuba e reúne mais de 500 foliões

Mais de 500 foliões deram grito de Carnaval nesta quinta-feira (8) com o Bloco da Solidariedade, que desfilou pela Avenida da Praia, com as tradicionais marchinhas de Carnaval, ao som da Banda Saca Rolhas. O bloco foi marcado pela criatividade dos foliões que customizaram dos mais variados modelos e cores

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 09/02/2024
Foliões podem participar do Bloco da Solidariedade sem abadás
Abadás da Solidariedade esgotam, mas foliões podem participar sem camisetas do bloco

Os foliões começaram a trocar os alimentos (arroz e feijão) pelos abadás para participar do Bloco da Solidariedade, que abre os festejos do Carnaval nesta quinta-feira (8). Por conta da grande procura, já que a organização disponibilizou 500 abadás, o Bloco da Solidariedade informa que os foliões que quiserem participar

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/02/2024