Pesquisar No Site

Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com diversas atrações neste fim de semana

Publicado em: 18/11/2022
Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com diversas atrações neste fim de semana
Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com diversas atrações neste fim de semana

Neste fim de semana, a Agenda Cultural de Caraguatatuba traz diversas atrações. No sábado (19), às 14h30 e às 16h, Nhá Rita e Leco Borba apresentam a tradicional Contação de Histórias Caiçaras, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. As sessões são gratuitas e ocorrem com o objetivo de fomentar as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara na região.

#PraTodosVerem – Nhá Rita e Leco Borba posam juntos para foto (Foto JC Curtis – Fundacc)

Em anexo ao MACC, a Videoteca Lúcio Braun recebe uma programação especial com projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

A primeira sessão, às 17h, traz a animação ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’. Nesta aventura, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.

Já a segunda sessão, às 20h, traz a cinebiografia ‘Estrelas Além do Tempo’, que ocorre como parte da programação especial do Mês da Consciência Negra. Neste premiado drama, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos contra a Rússia durante a Guerra Fria, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Vale ressaltar que a Videoteca Lúcio Braun dispõe de 44 lugares, por isso, é recomendado chegar ao local com meia hora de antecedência para garantir a poltrona.

Encerrando a noite de sábado, a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro, às 20h30. A apresentação é gratuita e garante a diversão de todos os públicos.

E no domingo (20), data em que é celebrada a Consciência Negra, a Praça do Caiçara, localizada junto ao MACC, recebe a XXVI Kizomba da Consciência Negra, evento de valorização da cultura afro-brasileira.

Promovido pela ONG Zambô do Movimento Negro, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC, o evento terá início às 10h e contará com diversas atividades culturais, mostra de artesanato identitário, trançados étnicos e os bordados políticos, com o Coletivo Linhas do Mar, além da comercialização de comidas típicas.

Ainda no domingo, o TMC – Teatro Mario Covas recebe duas sessões do show ‘Stand Up Raiz’, com os humoristas Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho. As sessões ocorrem às 19h e às 21h.

Neste show, os comediantes contarão suas trajetórias, que se misturam com a história do Stand Up Comedy, com a proposta de resgatar os estilos das tradicionais noites de comédia. Durante o show, os três artistas se revezarão no palco apresentando seus textos e se juntarão para uma resenha divertida ao final do espetáculo.

Os últimos ingressos para sessão das 19h podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br pelo valor promocional de R$ 80.

#PraTodosVerem – Dois bustos em cerâmica repousam em cima de cubos brancos com suportes de ferro. Ao fundo, telas coloridos preenchem as paredes da galeria (Foto JC Curtis – Fundacc)

Fora isso, o MACC recebe em novembro três novas exposições: ‘Cultura Afro: Comida como oferenda e devoção aos Orixás’, em parceria com o MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e Fundação Cultural ‘José Maria de Abreu’ de Jacareí, com o apoio da ONG Zambô do Movimento Negro;

‘Mostra Coletiva da Consciência Negra’, com obras confeccionadas especialmente para a ocasião por artistas e artesão das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, e a Exposição ‘Orgulho Negro’, com trabalhos feitos pelos alunos da E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr.

As exposições podem ser visitadas gratuitamente até o dia 3 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 12h às 17h. Escolas e projetos interessados em visitas técnicas podem entrar em contato com o setor administrativo do MACC, pelo número: (12) 3883-9980 ou no e-mail: museucaragua@gmail.com.

Vale ressaltar que a Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ conta ainda com parte de suas obras em exibição no Espaço Paulo Mott até o dia 4 de dezembro. No Espaço Paulo Mott, a visitação pode ser feita de quinta a domingo, das 16h às 22h. Os interessados em marcar visitas técnicas devem entrar em contato com a Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da FUNDACC, pelo e-mail: comissaosetorialdeartes@gmail.com.

Também dividida em duas partes, a Exposição ‘Orgulho Negro’ conta com algumas de suas obras em exibição na sede da FUNDACC. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, durante todo o mês de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo número: (12) 3897-5660.

SERVIÇO

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 16h – Entrada Gratuita

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 17h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 19 – às 17h – Homem-Aranha no Aranhaverso | Animação| 10

Dia 19 – às 20h – Estrelas além do Tempo | Drama| L

Local: Videoteca Lúcio Braun – Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • XXVI Kizomba

 

10h – Abertura com o Mamulengo de Si Mesmo (teatro de bonecos)

10h – Roda de Conversa sobre o livro ‘Cumbe’, de Marcelo D’Salete, com Camugerê Literário

11h50 – Treino de Capoeira Angola

13h30 – Grupo La Favela Record’s (música)

15h – Maculelê e Roda de Capoeira com as crianças da Casa Beija Flor

16h – Caminhada de Zumbi dos Palmares – com saída e retorno à Praça do Caiçara

17h – Ato Ecumênico

17h30 – Moçambique com Mestre Angolinha (dança)

18h – Esquete com Grupo Herança da Terra

18h20 – Grupo Matinata (Música)

18h50 – Banda Afênix (Música)

19h30 – Filme: Gilda Brasileiro contra o esquecimento

21h – Encerramento com debate sobre o filme

Evento gratuito

 

Local: Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, 1.107, Centro de Caraguatatuba

  • Show: Stand Up Raiz – com Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho

Data: 20 de novembro (domingo)

Horário: 19h e 21h

Ingressos: R$ 80 (lote promocional/todos pagam meia) – www.sympla.com.br

Local: Teatro Mario Covas – Avenida Goiás, 187, Indaiá

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 1

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

 

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 2

Visitação: de quinta a domingo, das 16h às 22h

Local: Espaço Paulo Mott – Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro

Gratuito

Mais informações: comissaosetorialdeartes@gmail.com

  • Exposição ‘Cultura Afro: Comida como oferenda e devoção aos Orixás’

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

 

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr – Parte 1

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

 

Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr – Parte 2

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Sede da FUNDACC – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3897-5660

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024