Pesquisar No Site

Hortas Educativas de Caraguatatuba recebem recursos de comunicação acessível

Publicado em: 16/09/2022
Hortas Educativas de Caraguatatuba recebem recursos de comunicação acessível
Hortas Educativas de Caraguatatuba recebem recursos de comunicação acessível

A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de Caraguatatuba. Através do Setor de Projetos, é executado o projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares.

#PraTodosVerem: Crianças do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros posam para foto com educadores da unidade e da Secretaria de Educação. Eles seguram plaquinhas indicativas com comunicação acessível das hortas educativas (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Buscando promover a inclusão dos estudantes no processo de aprendizagem e a sensibilização sobre a importância da alimentação saudável, a coordenação do projeto, em parceria com o setor de Educação Inclusiva, desenvolveu um kit de placas indicativas para as hortas com recursos de comunicação acessível.

As placas contém tipografia adequada, fonte ampliada, texto em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tecnologia QR Code com direcionamento à plataforma de vídeo com tradução em Libras, além de uma página web com informações nutricionais sobre as hortaliças cultivadas.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou durante a semana a entrega dos dois primeiros kits de placas. A primeira escola contemplada foi a EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, unidade municipal de educação bilíngue para surdos. Através de uma parceria com os professores intérpretes, os alunos surdos e os com deficiência auditiva, participaram da gravação dos vídeos em Libras que foram disponibilizados para acesso através dos QR Codes das placas indicativas. Na sequência, as placas foram entregues no CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no Travessão.

#PraTodosVerem: Placa de Boas-Vindas do projeto Horta Educativa da Secretaria de Educação de Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

“A educação ambiental é um braço importante nas práticas de educação para inclusão de pessoas com deficiência e garantia da sua cidadania, por isso deve ser direcionada à cidadania ativa. As hortas funcionam como uma estratégia didático-pedagógica que possibilita desenvolver os cinco sentidos, estimulando habilidades nos estudantes, além de incentivar a alimentação saudável e sustentável”, destacou a secretária.

A responsável pelo projeto Horta Educativa na Secretaria de Educação, Mayara Peixoto, comentou que todas as hortas receberão o kit. “Aos poucos faremos a entrega em todas as unidades que participam do projeto. Cerca de 30 escolas”.

Na página do projeto Horta Educativa estão disponíveis mais informações, além de fotos e vídeos dos alunos se comunicando em Libras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024