Pesquisar No Site

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba

“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27)

O evento, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), teve o objetivo de chamar a atenção para este problema social, muitas vezes silencioso.

Além dos usuários do Ciapi, o encontro contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e de entidades socioassistenciais que prestam atendimento a esses segmentos da população.

A servidora da Secretaria de Saúde e membro do Comitê Municipal de Vigilância às Violências, Ceci Oliveira Penteado, abordou o tema “A importância da notificação para a rede de proteção do idoso e da pessoa com deficiência”.

“Temos uma rede de proteção formada pelas secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, onde trabalhamos em conjunto a partir do momento que recebemos notificação sobre qualquer tipo de violência, que chega por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Referências de Assistência Social (CRAS), Santa Casa, Hospital Regional, delegacia. As notificações geram dados e os dados permitem ao governo municipal estabelecer políticas públicas que atendam à população”, destacou.

A diretora de articulação da Sepedi, Selma Hecher, reforçou a importância do Disque 100 para denunciar, anonimamente, qualquer caso de violência. Como também outros canais para denúncia como o Ministério Público, Delegacias de Polícia, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Sepedi.

O assessor da Secretaria de Assistência Social, Diego Luiz Silva Pereira, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são seis no município, e também sobre o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS).

A palestra principal do encontro foi realizada pelo advogado Rafael Dias, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Caraguatatuba, que abordou o tema “Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência: Como prevenir e combater”.

Ele trouxe dados do Fórum Nacional de Segurança Pública – Atlas da Violência no Brasil, que entre 2020 a 2023 o número de denúncias pelo Disque 100 de violências contra idosos foi de 408.395 mil e somente em 2024 esse número subiu para 657 mil.

“As mulheres são as mais agredidas: 70% entre mulheres idosas e 88% entre mulheres com deficiência. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os três estados que mais somam agressões contra idosos e PcDs”, destacou.

O advogado também explicou as formas de violência contra esses segmentos populacionais: física, psicológica/moral, patrimonial/material, negligência, institucional e sexual.

“O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, que visa garantir os direitos e a proteção da população com 60 anos ou mais, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que visa assegurar a proteção, o amparo e a inclusão plena dessas pessoas na sociedade, garantindo a igualdade de oportunidades e participação em todos os âmbitos da vida, são marcos para o poder público e para a sociedade brasileira”, afirmou.

Dias também abordou os golpes mais comuns – falsa central telefônica, para roubo de senha, transferência de valores; falso romance/golpe emocional; oferecimento de ajuda nos caixas eletrônicos para troca de cartão ou furto; falso presente que cobra taxa de entrega; boletos falsos por e-mail ou SMS; pelo whatsApp para clonagem e empréstimos; falso sequestro; falsa maquininha de cartão com visor adulterado para compra duplicada, entre outros.

Para Maria Donizeti Sandim, “quem não assistiu ao evento, perdeu uma ótima oportunidade de se informar”. Usuária do Ciapi, a idosa disse que “o encontro foi muito bom e esclarecedor”.

Abertura

O encontro foi aberto com uma apresentação de Tai Chi Chuan da turma do Ciapi do professor Cleber Dias. O mestre convidou aos presentes a fazer vários movimentos desta arte marcial para relaxar o corpo e acalmar a mente.

Logo após, o prefeito Mateus Silva ressaltou a satisfação em mais uma vez participar de um evento na Sepedi e Ciapi, pois são equipamentos que oferecem um acolhimento e um trabalho diferenciados à população idosa e a com deficiência.

“Minha intenção é que tenhamos mais equipamentos como estes na cidade para oferecermos atendimentos mais específicos e estruturados a todos que necessitam”, afirmou.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, agradeceu as entidades parceiras, ao secretariado municipal, palestrantes e participantes do evento.

“O combate à violência contra pessoas idosas e pessoas com deficiência tem que ser contínuo, junto com os conselhos municipais do idoso e da pessoa com deficiência, a rede protetiva e promotoria”, frisou.

Secretaria de Comunicação – PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

1000484534
Prefeitura notifica concessionárias para garantir limpeza de áreas de domínio em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, notificou a Concessionária Tamoios e a ISA Energia Brasil (concessionária de transmissão de energia elétrica) para que realizem e mantenham a limpeza adequada de suas áreas de domínio no município. A medida visa assegurar não apenas a organização urbana,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/04/2026
Foto CAPA Cláudia Moysés Satartup Day
1º Startup Day do Litoral Norte reúne mais de 150 pessoas em Caraguatatuba

O maior movimento de startups do Brasil (12º Startup Day/Sebrae) foi realizado no sábado (21) e Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber o encontro este ano, junto com Jacareí e Taubaté, simultaneamente. O 1º Startup Day do Litoral Norte foi realizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/03/2026
CAPA- Lucas Katumata-5057
Caraguatatuba promove atividades no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou na terça-feira (31) uma programação voltada à conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), com atividades distribuídas em unidades básicas de saúde do município. As ações se estendem até o dia 10 de abril e incluem palestras, rodas de conversa e orientações a pais

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2026
Palestra Todas Delas IF Foto Luís Gava(PMC) (9)
Caraguatatuba encerra “Todos por Elas” com imersão sobre estratégias de negócios, visão de futuro e posicionamento nas mídias digitais

A empresária, mentora, consultora, palestrante, e apresentadora do programa “Empreenda Aí” na TV aberta, Priscilia Queiroz, reuniu mais de 80 mulheres no auditório do Instituto Federal São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP) para uma imersão de dois dias, no encerramento da semana “Todos por Elas”, na semana passada (26 e

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2026
55204755902_ad1b8764a7_k
Recreação nos Bairros integra programação dos 169 anos de Caraguatatuba com atividades gratuitas

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba promove, nos dias 18, 19 e 20 de abril, mais uma edição do evento “Recreação nos Bairros”, com atividades gratuitas em diferentes regiões da cidade. A ação integra a programação oficial de aniversário do município, que celebra 169 anos. No sábado (18),

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2026