Pesquisar No Site

Espetáculo gratuito ‘RELATION X’ é atração no Teatro Mario Covas em setembro

Publicado em: 08/09/2022
Espetáculo gratuito ‘RELATION X’ é atração no Teatro Mario Covas em setembro
Espetáculo gratuito ‘RELATION X’ é atração no Teatro Mario Covas em setembro

O TMC – Teatro Mario Covas recebe na próxima sexta-feira (16), às 20h, o espetáculo de dança ‘RELATION X’, do Núcleo Improvisação em Contato. A apresentação gratuita ocorre em parceria com o ProAC –  Programa de Ação Cultural, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão.

No dia 17, sábado, o grupo também realizará o workshop Imersão de Contato Improvisação: ‘Queda, desorientação e ascensão na composição’, das 14h às 18h. A participação é livre para todos os públicos e a inscrição deve ser feita previamente pelo link: https://forms.gle/T44rtYRdJLBa55dX9.

#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante apresentação do espetáculo (Fotos: Divulgação)

‘RELATION X’ trata-se de um espetáculo de dança que investiga o contato improvisação, elemento fundamental de pesquisa à que se propõe o Núcleo. As relações de corpo e movimento fizeram emergir algumas questões, tais como: aceitação, rejeição, preconceito, discriminação, poder.

Nesta obra, são apresentadas cenas que sugerem sutilmente a narrativa de conflitos em suas mais variadas expressões, passando por um largo espectro de emoções, que vão desde o amor até seu oposto, o ódio.  Através da improvisação cênica, explora os limites físicos de certas situações que estão sujeitas a todas as relações.

De acordo com o grupo, “neste trabalho, pesquisamos como o corpo sobrevive criativamente em situações diversas, adversas e de risco. O espetáculo também discute como lidar com as emoções e com o outro, que muda constantemente”, relataram. A partir dessas questões, o grupo pergunta: “é possível que o outro desvende quem eu sou?”.

Composto por cinco intérpretes, sendo um deles músico, a apresentação tem como proposta criar ao vivo os sons que funcionam ora como estímulo para a movimentação dos bailarinos, ora como trilha sonora musical em tempo real.

Agregando o tema da música ao vivo, serão apresentados alguns princípios: O quanto o som é resultado do jogo que existe entre uma intérprete e o músico? Quando o som cria atrito e choque, e mergulha na dinâmica de um complexo universo de possibilidades dentro da dança? Nesse espetáculo, a vida é costurada por relações e, consequentemente, uma costura infinita em possibilidades, ao mesmo tempo em que pode ser um jogo definido.

Nesse campo em que o tempo é o tecido, uma guitarra conversa, converge e conspira para permear esse universo. Suas distorções e efeitos são ao mesmo tempo causa e efeito, cenário e palavra, faísca que revela e manto que encoberta. A ternura, união, afeto, construção, tudo isso é tão legítimo quanto a solidão, caos, tristeza e raiva. O som renova essa textura que atravessa, dialoga, confunde e impulsiona sentimentos latentes de paixão e agressividade.

Um instrumento, um músico, muitos sons e a improvisação como ponte para essa construção em tempo real entre movimento e sonoridades, pois assim, também um grupo de dançarinos se toca em solidão, silenciam angústias, a distorção e desarmonia de timbres. Fugazi, PJ Harvey, Sonic Youth, Helmet, fornecem alfabeto para esses poemas que não têm dialeto, referências que guiam a improvisação musical. Têm a estrutura que permite uma comunicação não verbal, mas orgânica, pois ganha vida justamente no corpo de intérpretes/entidades portadoras de toda complexidade existencial. Que não se pode definir, nem nomear de outra forma, que não através dessa que se apresenta em ‘RELATION X’.

Serviço

  • Espetáculo: ‘RELATION X’

Data: 16 de setembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Ingresso Gratuito – retirar 1h antes da apresentação

Classificação Livre

Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 3881-2623

  • Workshop: Imersão de Contato Improvisação ‘Queda, desorientação e ascensão na composição’

Data: 17 de setembro (sábado)

Horário: das 14h às 18h

Classificação Livre

Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/T44rtYRdJLBa55dX9

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024