Pesquisar No Site

Semana Nacional da Educação Infantil promoveu reflexões com a comunidade escolar

Publicado em: 29/08/2022
Semana Nacional da Educação Infantil promoveu reflexões com a comunidade escolar
Semana Nacional da Educação Infantil promoveu reflexões com a comunidade escolar

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última semana, de 22 a 26 de agosto, ações de conscientização com a comunidade escolar sobre a educação de crianças na fase de zero a seis anos.

#PraTodosVerem: Responsável por aluno da rede está sentado em carteira escolar acompanhando atividade com a criança (Foto: Divulgação/PMC)

Denominada de ‘Semana Nacional da Educação Infantil’, ela foi instituída pela Lei Federal N° 12.602/12, e tem o objetivo de promover a conscientização e a valorização desta importante etapa da educação básica e seu público-alvo, que são as crianças da primeira infância com suas especificidades. O intuito das práticas educacionais nessa idade é complementar a ação da família e da comunidade.

Baseado nessas diretrizes, o setor de Apoio Pedagógico – Núcleo de Educação Infantil, orientou que as 37 unidades escolares de Educação Infantil da rede municipal, que atendem cerca de 7 mil alunos, desenvolvessem atividades com funcionários, pais e responsáveis, abordando temas como aleitamento materno, hábitos saudáveis de alimentação, pesagem e evolução do crescimento, entre outros.

#PraTodosVerem: Registro de atividade recreativa com a participação de pais e responsáveis, durante a Semana Nacional da Educação Infantil (Foto: Divulgação/PMC)

A professora do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães, explicou que “a sintonia entre família e escola possibilita que o desenvolvimento da criança e o processo de aprendizagem sejam ampliados, de forma que o aluno tenha a oportunidade de vivenciar experiências educativas na escola e no convívio familiar”.

Para a secretária de Educação, Márcia Paiva, a educação infantil é um momento importante para o desenvolvimento global do indivíduo, quando ele aprende a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

Primeira Infância Cidadã

Caraguatatuba é um dos 15 municípios selecionados em todo o Brasil para promoção do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), que tem como proposta trabalhar na mobilização e qualificação para priorização da primeira infância nas políticas públicas da cidade. Agentes públicos municipais ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) estão participando de trilhas formativas que os capacitam na elaboração ou revisão do Plano Municipal de Primeira Infância (PMPI).

Pactuado pelo prefeito Aguilar Junior em agosto de 2021, o PIC tem parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância, e terá a duração de três anos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024