Pesquisar No Site

Prefeitura intensifica fiscalização de áreas públicas em Caraguatatuba

Publicado em: 01/08/2022
Prefeitura intensifica fiscalização de áreas públicas em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica fiscalização de áreas públicas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), está intensificando a fiscalização em áreas públicas para evitar invasões e construções em áreas proibidas. No último domingo (31), a administração embargou uma obra por construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP), no bairro Rio do Ouro.

#PraTodosVerem: Trator da Secretaria de Serviços Público em terreno público retomado pela Prefeitura (Foto: Divulgação/PMC)

Já nesta segunda-feira (1º), a ação também atingiu terrenos no Morro do Algodão, onde houve a retirada de cerca irregular em uma Área de Preservação na Avenida Guilherme de Almeida, com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental e colaboração da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

Os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas realizaram ainda a recuperação de área na Rua Antônia Pimentel Cabral dos Santos (antiga Rua 12), localizada no Loteamento Rio Marinas. Ao todo, seis pessoas foram autuadas por irregularidades.

A Prefeitura orienta a população para que procure informações nos órgãos necessários antes de comprar qualquer tipo de terreno ou imóvel. Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, “há uma preocupação com invasões dessas áreas, coordenadas por pessoas de má-fé, que acabam enganando o cidadão de bem”.

#PraTodosVerem: Homens trabalhando na remoção de cerca em área pública recuperada no bairro Morro do Algodão (Foto: Divulgação/PMC)

O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, a infração é passível de uma multa de 718 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.979,70. “Antes de fechar qualquer negócio, procure o Setor de Cadastro da Prefeitura ou a própria secretaria para confirmar se o terreno ou imóvel que pretende adquirir é legalizado ou se pertence mesmo ao ‘vendedor’”, alertou o secretário.

Serviço
Secretaria de Urbanismo
Endereço: 
Avenida Brasil, 749 – Sumaré
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Telefone: (12) 3886-6060
E-mail: urbanismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Denúncias

A Prefeitura lembra que a população pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, por meio do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ (disponível para sistemas Android e iOS) e telefone 156.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024