Pesquisar No Site

Ciapi promove oficinas de Libras para surdos e ouvintes

Ciapi promove oficinas de Libras para surdos e ouvintes
Ciapi promove oficinas de Libras para surdos e ouvintes

Teve início na quarta-feira (10), a oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) promovida pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), voltado para pessoas surdas e ouvintes, com duração de três meses.

A Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

#PraTodosVerem: Imagem da intérprete de Libras Thaísa, de pé, com blusa de malha verde escuro, em uma sala do Ciapi, ensinando o gestual para os participantes da oficina que estão sentados em cadeiras ao redor de uma mesa(Foto: Divulgação/PMC)

Há 12 anos como profissional intérprete de Libras, Thaísa Helena Vida Leal, disse que o objetivo do curso é proporcionar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais a idosos e pessoas com deficiência auditiva, frequentadoras do Ciapi, que queiram aprender essa forma de comunicação.

Uma das alunas da oficina é a aposentada Maria de Lourdes Furlanette, 67 anos, Frequentadora do Ciapi, tem significativa perda auditiva desde os dois anos de idade, após sofrer com sucessivas doenças – catapora, caxumba, sarampo e varíola.

“Faço leitura labial e consigo me comunicar com as pessoas, apesar das minhas dificuldades na fala. Sempre quis aprender Libras e essa está sendo uma ótima oportunidade e também para interagir com outras pessoas”, declarou.

As aulas são realizadas todas as segundas e quartas, das 15h às 16h, no Ciapi. Os interessados podem se inscrever na secretaria do equipamento, das 8h às 16h30.

Na próxima segunda-feira (15) começa também a oficina de Libras para funcionários do Ciapi e servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), das 17h às 18h.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Imagem de participantes da oficina de Libras, que estão sentados em cadeiras ao redor de uma mesa, numa das salas do Ciapi (Foto: Divulgação Gomes/PMC)

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a análise de sugestões e apontamentos que foram encaminhados durante as audiências públicas realizadas em fevereiro nos bairros Massaguaçu, Travessão e Indaiá referente ao projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024