Pesquisar No Site

Ciapi promove oficinas de Libras para surdos e ouvintes

Ciapi promove oficinas de Libras para surdos e ouvintes
Ciapi promove oficinas de Libras para surdos e ouvintes

Teve início na quarta-feira (10), a oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) promovida pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), voltado para pessoas surdas e ouvintes, com duração de três meses.

A Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

#PraTodosVerem: Imagem da intérprete de Libras Thaísa, de pé, com blusa de malha verde escuro, em uma sala do Ciapi, ensinando o gestual para os participantes da oficina que estão sentados em cadeiras ao redor de uma mesa(Foto: Divulgação/PMC)

Há 12 anos como profissional intérprete de Libras, Thaísa Helena Vida Leal, disse que o objetivo do curso é proporcionar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais a idosos e pessoas com deficiência auditiva, frequentadoras do Ciapi, que queiram aprender essa forma de comunicação.

Uma das alunas da oficina é a aposentada Maria de Lourdes Furlanette, 67 anos, Frequentadora do Ciapi, tem significativa perda auditiva desde os dois anos de idade, após sofrer com sucessivas doenças – catapora, caxumba, sarampo e varíola.

“Faço leitura labial e consigo me comunicar com as pessoas, apesar das minhas dificuldades na fala. Sempre quis aprender Libras e essa está sendo uma ótima oportunidade e também para interagir com outras pessoas”, declarou.

As aulas são realizadas todas as segundas e quartas, das 15h às 16h, no Ciapi. Os interessados podem se inscrever na secretaria do equipamento, das 8h às 16h30.

Na próxima segunda-feira (15) começa também a oficina de Libras para funcionários do Ciapi e servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), das 17h às 18h.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Imagem de participantes da oficina de Libras, que estão sentados em cadeiras ao redor de uma mesa, numa das salas do Ciapi (Foto: Divulgação Gomes/PMC)

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições do concurso do INSS para 1.000 vagas de técnico do seguro social terminam na segunda-feira
Inscrições do concurso do INSS para 1.000 vagas de técnico do seguro social terminam na segunda-feira

As inscrições do concurso público para 1.000 vagas do cargo de técnico do seguro social do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) encerram na próxima segunda-feira (3/10), às 18h, no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/. A remuneração inicial é de R$ 5.905,79. Para exercer o cargo, é necessário possuir ensino médio ou técnico

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 30/09/2022
Região Sul de Caraguatatuba recebe nivelamento, limpeza e retirada de resíduos nesta terça-feira
Região Sul de Caraguatatuba recebe nivelamento, limpeza e retirada de resíduos nesta terça-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), executa todos os dias diversas intervenções pelo município como forma de garantir a zeladoria de ruas, espaços públicos e locais da cidade. Na região Sul, as equipes realizaram desobstrução de tubulação, limpeza e roçada, retirada de resíduos, limpeza

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/09/2022
2Praças de Caraguatatuba recebem manutenção e limpeza
Praças de Caraguatatuba recebem manutenção e limpeza

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), executa nesta segunda-feira (12), além dos trabalhos diários de manutenção pela cidade, uma ação de limpeza de Praças no Centro e na Região Sul. O serviço se dá pela manutenção, zeladoria e cuidados nos espaços públicos. Na Praça

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/09/2022
Caraguatatuba realiza ato cívico em celebração ao Bicentenário da Independência
Caraguatatuba realiza ato cívico em celebração ao Bicentenário da Independência

Em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822 -2022), a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na quarta-feira (7), a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira e celebração alusiva à data. A praça localizada em frente ao Teatro Mario Covas, no Indaiá, foi preparada para a solenidade que contou com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 08/09/2022
Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba
Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba

O grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, formado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, anunciou uma nova parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Educação e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que resultará em um trabalho colaborativo entre o grupo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 30/09/2022