Pesquisar No Site

Ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias inauguram acervo indígena Hartãt

Publicado em: 11/08/2022
Ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias inauguram acervo indígena Hartãt
Ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias inauguram acervo indígena Hartãt

O artista plástico e ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias, de Caraguatatuba, inauguraram, na última terça-feira (9), data em que se comemorou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o acervo indígena Hartãt, espaço voltado à exposição de réplicas de artefatos arqueológicos e peças confeccionadas por diferentes etnias brasileiras.

#PraTodosVerem – Ceramista Carlo Cury assina documento de pedido de tombamento do acervo Hartãt (Foto JC Curtis – Fundacc)

Na ocasião, também foi assinado o pedido de tombamento do acervo junto ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC), para que o mesmo seja reconhecido como bem de valor histórico e cultural para o município, desta forma sendo preservado para a população e gerações futuras.

O espaço Hartãt, também chamado “maloca” – tipo de cabana comunitária utilizada por alguns nativos indígenas -, conta, atualmente, com a exposição de peças e réplicas arqueológicas de quatro etnias: Tapajônica, Tupi/Guarani, Waura e Waiwai. Das obras expostas estão peças em cerâmica, cestarias, bancos de madeira entalhados em formato de animais, além de objetos de uso cotidiano para as etnias, ornamentos e instrumentos musicais, que compõem a mostra inaugural ‘Povos Originários’.

#PraTodosVerem – Peças em exposição que fazem parte do acervo inaugural ‘Povos Originários’ (Foto JC Curtis – Fundacc)

De acordo com Carlo Cury, seu acervo conta com peças de 54 etnias, das 305 que foram catalogadas no Brasil. Ele ressalta que, dentre essas peças, existem obras originais feitas pelos indígenas e algumas réplicas produzidas a partir de estudos de arqueologia por mestres ceramistas e pelo grupo Ubuntu, ao qual integra junto às ceramistas Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná.

“Este acervo foi criado com a possibilidade de trabalho do grupo Ubuntu e, agora, está disponível para visita os recortes que formos colocando na grande maloca”, disse Carlo.

Ele aproveitou para salientar que haverá troca de peças a cada dois meses e que visitas ao acervo podem ser realizadas de segunda a sábado, mediante agendamento prévio, pois é necessário um tempo hábil para explicar aos visitantes as questões indígenas, seus fazeres tecnológicos, fora as situações que vêm sendo vivenciadas na atualidade. “Podemos dizer que é um momento de resistência desses povos e que, mesmo de forma sutil, estamos participando deste acontecimento ao trazer este material e disponibilizá-lo ao público”, concluiu.

Para mais informações sobre agendamentos entre em contato pelo número: (12) 9 8195-0786 ou pelo endereço de e-mail: ubuntucaragua@gmail.com.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba apresenta infraestrutura náutica da cidade no São Paulo Boat Show
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta infraestrutura náutica da cidade no São Paulo Boat Show

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está participando da 25ª edição do São Paulo Boat Show, maior evento náutico indoor da América Latina, que começou nesta sexta (23) e segue até a próxima quarta-feira (28), no São Paulo Expo. O município marca presença no estande da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 23/09/2022
Atleta de Caraguatatuba conquista 1° lugar na III Etapa do Ranking Paulista de Tênis de Mesa
Atleta de Caraguatatuba conquista 1° lugar na III Etapa do Ranking Paulista de Tênis de Mesa

Os atletas de Tênis de Mesa da Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação, participaram no sábado (17), em São José dos Campos, da III Etapa do Ranking Paulista de Tênis de Mesa. No total, quatro atletas representaram a cidade de Caraguatatuba, mas o destaque ficou por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/09/2022
2º Cocanha Open de Beach Tennis começa nesta sexta-feira
2º Cocanha Open de Beach Tennis começa nesta sexta-feira em Caraguatatuba

A equipe de Beach Tennis de Caraguatatuba, AceleraBT, realiza a partir desta sexta-feira (9) a 2ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. De acordo com a organização, o evento deve receber

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/09/2022
Caraguatatuba realiza 3º Fórum de Educação Física nos dias 1º e 2 de setembro
Caraguatatuba realiza 3º Fórum de Educação Física nos dias 1º e 2 de setembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza nos dias 1º e 2 de setembro, a partir das 19h, o 3º Fórum de Educação Física de Caraguatatuba. O evento será digital, com transmissão ao vivo no Canal Informática Educativa. O fórum é promovido pelo Setor de Apoio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 26/08/2022
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública no bairro Balneário Mar Azul
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública no bairro Balneário Mar Azul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recuperou, nesta terça-feira (20), uma área pública invadida na Rua Inácio Batista de Faria, localizada no bairro Balneário Mar Azul, região sul do município. Na ocasião, a equipe de fiscalização, com a colaboração de funcionários e maquinários da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 20/09/2022