Pesquisar No Site

Agosto Lilás: Técnicas do Social ministram palestra sobre violência contra a mulher em Escolas Estaduais

Agosto Lilás: Técnicas do Social ministram palestra sobre violência contra a mulher em Escolas Estaduais
Agosto Lilás: Técnicas do Social ministram palestra sobre violência contra a mulher em Escolas Estaduais

Esta semana, dentro da programação do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, farão palestra na quarta-feira (17), no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Caraguatatuba (Ceeja), no bairro Massaguaçu, às 19h30. Na quinta-feira (18), às 9h, será na Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira, bairro Jardim Casa Branca, e às 19h30, novamente no Ceeja

O bate-papo tem o objetivo levar conhecimento aos estudantes do município sobre a lei que define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica as responsabilidades de órgãos públicos para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

#PraTodosVerem: Imagem de uma sala de aula. Técnicas do CIAM ministram palestra sobre a Lei Maria da Penha. Alunos, entre meninos e meninas estão sentadas à frente.(Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A abordagem principal será sobre a Lei Maria da Penha ou Lei 11.340/2006, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. Essa norma tem o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher de forma a prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, através de medidas protetivas.

Além de configurar os espaços em que as agressões são qualificadas como violência doméstica, a legislação abrange as definições de todas as suas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil. Caraguatatuba possui, desde 2017, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que atende e acolhe mulheres em situação de violência.

Outras Leis de proteção à mulher

Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737/2012)

Foi sancionada com o intuito de definir crimes cibernéticos no Brasil. Ela recebeu este nome, pois na época que o projeto tramitava a atriz teve o computador invadido e fotos pessoais divulgadas sem autorização por hackers.

A legislação classifica como crime justamente casos como estes: invasão de computadores, tablets, smartphones, conectados ou não à internet, que resulte na obtenção, adulteração ou destruição dos dados e informações.

Lei do Minuto Seguinte (Lei 12.845/2013)

Oferece garantias às vítimas de violência sexual, como atendimento imediato pelo SUS, amparo médico, psicológico e social, exames preventivos e o fornecimento de informações sobre os direitos legais das vítimas.

A legislação garante atendimento emergencial, integral e gratuito às vítimas. Importante ressaltar que não há necessidade de apresentar boletim de ocorrência ou qualquer outro tipo de prova do abuso sofrido – a palavra da vítima basta para que o acolhimento seja feito pelo hospital.

Lei Joanna Maranhão (Lei 12.650/2015)

Essa lei alterou os prazos quanto à prescrição (prazo) contra abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, de forma que a prescrição só passou a valer após a vítima completar 18 anos, e o prazo para denúncia aumentou para 20 anos.

O nome é uma referência à nadadora brasileira que foi abusada sexualmente aos nove anos de idade, pelo seu treinador. A denúncia feita por ela resultou na lei que garante às vítimas mais tempo para denunciar e punir seus abusadores.

Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015)

Quando uma mulher é morta em decorrência de violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação por ser mulher, fica caracterizado o feminicídio, sendo considerado um crime hediondo em que a pena pode chegar a 30 anos de reclusão.

Serviço:

Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM): Avenida Cuiabá, 400, bairro Indaiá (próximo ao AME). Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h.

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): Avenida Maranhão, 341, bairro Jardim Primavera. Telefone: 3882-3242. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): Rua Senador Feijó, 165, bairro Jardim Aruan.Telefone: 3886-2960. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta segunda-feira (18), em São José dos Campos, da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 17) que representa 39 municípios. O evento contou com a presença do governador

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida

O projeto “Saúde em Primeiro Lugar” desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu 4 mil pessoas com diversas oficinas sobre nutrição, fisioterapia e psicologia. O “Saúde em Primeiro Lugar” foi lançado em 2023 com atividades e orientações que visam a promoção da saúde,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/03/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas

O Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, abriu Edital de Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Edital nº 02/2024 para o curso FIC de Introdução ao Controle Tecnológico em Usinas de Concreto. O curso ocorrerá de 18 de março a 30 de abril de 2024, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 06/03/2024