Pesquisar No Site

Profissionais são capacitados para diagnóstico rápido de HIV, Hepatites e Sífilis e conhecem dados de Caraguatatuba

Publicado em: 21/07/2022
Profissionais são capacitados para diagnóstico rápido de HIV, Hepatites e Sífilis e conhecem dados de Caraguatatuba
Profissionais são capacitados para diagnóstico rápido de HIV, Hepatites e Sífilis e conhecem dados de Caraguatatuba

Durante dois dias, 80 profissionais da área de enfermagem participaram de capacitação quanto à realização do teste rápido para diagnóstico de HIV, Hepatites e Sífilis. O evento ocorreu na quarta e quinta-feira (20 e 21), no auditório da Fundacc.

#PraTodosVerem: Participantes sentados olham para auditório (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Promovida pela equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde, o treinamento objetivou capacitar os profissionais quanto às técnicas de realização do exame e promover a boa qualidade do serviço prestado.

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, relata a importância de ter pessoas capacitadas para o serviço. “O teste rápido oferece diagnóstico precoce dessas doenças e quanto mais cedo o profissional da saúde conseguir dar o diagnóstico, mais fácil e eficiente será o tratamento”.

Dados de atendimento da UAMI mostram que Caraguatatuba possui 694 pessoas com HIV positivo e 22 com AIDS, totalizando 716 em tratamento. De Hepatite B são 106 e Hepatite C são 65, sendo 171 pessoas em acompanhamento.

Ao todo, 897 pacientes são assistidos pela Unidade. Apenas neste ano foram 11 óbitos em decorrência do HIV e em julho, duas gestantes foram diagnosticadas com o HIV.

#PraTodosVerem: Coordenador da UAMI está em cima do palco apresentando dados do município (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A médica da Vigilância Epidemiológica do município, Dra. Érica Lanzillo, apresentou dados do município onde destaca o maior acometimento de hepatites em pessoas de 50 a 59 anos. “Isto se deve ao fato de que a vacina contra hepatite B começou nos anos 90. Pessoas que até hoje não se imunizaram estão vulneráveis ao vírus. Desde então, as crianças já saem da maternidade vacinadas contra hepatite B”, destacou.

Já em relação à Sífilis, a região sul de Caraguatatuba foi onde apresentou mais casos e atingiu pessoas de 20 a 29 anos. Casos em gestantes houve aumento de 77% entre 2017 e 2021. “Por isso, a importância do pré-natal e de se atentar a qualquer a lesão que possa aparecer. A Sífilis pode ser transmitida durante o parto, destacou a médica”.

Na capacitação também foi explicada a importância de preencher a ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação(Sinan) para que os órgãos públicos tenham conhecimento da realidade do município.

Os profissionais aprenderam sobre as diretrizes do Teste Rápido e a importância de fazê-los nos pacientes, principalmente da Atenção Básica, juntamente com os exames de rotina.

Foi apresentado como meta o relatório da ONU onde, até 2030, 95% das pessoas soropositivas devem ter ciência do seu diagnóstico. “Com este entendimento todos terão acesso aos tratamentos, reduzindo as infecções anuais e diminuindo o número de óbitos”, explicou a médica infectologista Natalia Bacellar.

#PraTodosVerem: Palestrante em cima do palco fala aos participantes (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

A equipe da UAMI explicou a importância do acolhimento ao paciente no momento do diagnóstico positivo. “É a hora da sensibilização. Escutem mais ao invés de falar. Deem apoio, mas sem opiniões pessoais. O profissional será eternamente referência ao paciente. Seja o diferencial na vida de alguém”, disse a auxiliar de coordenação da UAMI, Ana Carambola.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Tato Aguilar, e da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, que enfatizou o avanço da saúde na gestão do prefeito Aguilar Junior e reforçou a importância do diagnóstico precoce para melhorar os índices e reduzir a mortalidade infantil.

Na próxima segunda-feira (25), os participantes passarão pela aula prática de teste rápido na UAMI.

O teste rápido é gratuito para toda população acima de 12 anos de idade e será realizado de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente o tratamento.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quarta-feira (20) as inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba. A inscrição pode ser feita até 01 de abril, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou presencialmente na Secretaria Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/03/2024
10ª edição do Circuito Mares agita Praia da Cocanha com mais 8 mil pessoas presentes
10ª edição do Circuito Mares agita Praia da Cocanha com mais 8 mil pessoas presentes

A 10ª edição do Circuito Mares movimentou a praia da Cocanha neste último fim de semana, reunindo mais de 2,9 mil atletas e contando com um público total de 8 mil pessoas na tradicional Arena Mares. Considerado o maior circuito de Águas Abertas e Aquathlon do Brasil, o evento foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza de 25 de março a 4 de abril, inscrições para jovens entre 16 e 29 anos que queiram participar do workshop de técnicas de vendas. Serão disponibilizadas 40 vagas e o objetivo é qualificar esse público para o primeiro emprego. Durante o curso, os jovens

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal

Os programas educacionais de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Trânsito Legal foram iniciados nesse ano letivo nesta quarta-feira (13/3). Em meio a muita festa, foi realizada a entrega de camisetas temáticas aos alunos da EMEI/EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, região Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024