Pesquisar No Site
Prefeitura, Polícia Militar e Detran fecham cinco desmanches irregulares em Caraguatatuba
Prefeitura, Polícia Militar e Detran fecham cinco desmanches irregulares em Caraguatatuba
Cinco desmanches foram lacrados em Caraguatatuba durante uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Urbanismo, na última segunda-feira (11).

#PraTodosVerem: Carro deteriorado estacionado em via pública de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo da ação integrada foi combater o comércio irregular na cidade. Entre as irregularidades encontradas estão manter peças em estoque sem a devida comprovação de origem e também pelo desmonte de veículos em locais não autorizados.
Na ocasião, os estabelecimentos, localizados nos bairros Jetuba, Indaiá e Perequê-Mirim, também foram fechados pela Fiscalização de Posturas por estarem funcionando sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido e o devido alvará.
As empresas responderão a processo administrativo, conduzido pelo Detran e os proprietários dos desmanches poderão responder criminalmente e por danos ao meio ambiente.
Fiscalização Preventiva

#PraTodosVerem: Carro deteriorado estacionado em via pública de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
O principal objetivo da lei do desmonte é evitar o roubo e o furto de veículos e a venda ilegal de peças. O cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.
Nos estabelecimentos credenciados e regulares, as principais peças automotivas recebem uma etiqueta com número único de série e código QR Code e são cadastradas no sistema online do Detran pelas empresas. O consumidor pode consultar a procedência da peça e ter a garantia de comprar apenas itens de origem legal.
Lei do Desmonte
Sancionada em janeiro de 2014 e em vigor desde 1º de julho do mesmo ano, a lei estadual n° 15.276 é pioneira na regulamentação dos desmontes e serviu de referência para a criação da lei federal nº 12.977/2015, em vigor desde maio de 2015.
Para atuar no ramo e participar de leilões para adquirir veículos destinados a desmonte para comércio ou reciclagem das peças usadas, a legislação exige o credenciamento das empresas no Detran entre outros requisitos.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba divulga candidatos aptos e inaptos para eleição do CMDU 2026/2027
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o comunicado oficial com o deferimento e indeferimento das candidaturas para a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), referente ao biênio 2026/2028. O resultado pode ser consultado no Diário Oficial do município clicando aqui. O processo busca preencher as quatro vagas destinadas a
Alunos da rede municipal participam de visita educativa ao Teatro Mario Covas
Cerca de 70 alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram na última terça-feira (31/3), de uma visita orientada ao Teatro Mario Covas. A atividade marca o retorno do projeto educativo “Nos Bastidores do Teatro”. Os estudantes são do 7º ano das EMEFs Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro
Navegar Experience movimenta orla de Caraguatatuba neste domingo com programação de esporte, cultura e lazer
Neste domingo (29) a 9ª edição do Navegar Experience retorna consolidando-se como um convite aberto à população para vivenciar o melhor do esporte, lazer, cultura e gastronomia à beira-mar. A programação náutica oferece experiências únicas e gratuitas com a modalidade de vela em dois momentos ao longo do dia. A
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Praça Irmã Lucila no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a revitalização da Praça Irmã Lucila (Praça Santa Cruz), no Massaguaçu. Trata-se de uma reforma geral com troca de piso, bancos e acessibilidade nos 1.050,02 m² do espaço, localizado ao lado da Capela Santa Cruz. Além da revitalização
Ação rápida da Guarda Civil resulta na apreensão de revólver após alerta de possível sequestro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), na tarde de quinta-feira (2), durante patrulhamento no bairro Porto Novo. A denúncia foi de um possível sequestro, envolvendo um veículo Fiat Mobi, de cor branca, placa RGD2F20, o qual foi identificado por