Pesquisar No Site
Idosos e PcD atendidos no Centro Dia do Ciapi passeiam e conhecem o Festival do Camarão

Idosos e PcD atendidos no Centro Dia do Ciapi passeiam e conhecem o Festival do Camarão
Pelo menos 18 idosos e pessoas com deficiência (PcD) atendidos no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) tiveram uma quarta-feira diferente. Eles foram passear e almoçar no Festival do Camarão de Caraguatatuba, muitos deles, experimentando o crustáceo pela primeira vez.

#PraTodosVerem: Cuidadores estão ao lado de uma panela grane e se preparam para servir risoto de camarão (Foto: Luis Gava/PMC)
A turma foi acompanhada pelos cuidadores e a enfermeira Ticiane Baise, e a coordenadora técnica do Ciapi/Acalento, Karina Mello, explicou que as atividades externas fazem parte de ações para que os atendidos possam se integrar à comunidade.
No local do festival, os idosos e PcD tiveram oportunidade de experimentar um risoto de camarão feita na barraca do Valdir. A iniciativa foi de uma parceria entre a Acalento e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O grupo ainda foi agraciado com docinhos fornecidos pela Barraca da Edna.
Com um sorriso de orelha a orelha, Dona Julia Maria de Arruda, 95 anos, aguardava a chegada do prato enquanto apreciava o local “Eu não enxergo muito bem, mas tá tudo muito bonito e estou adorando o passeio”.
Sua amiga de Ciapi, Rosalice Santos Freitas, 60 anos, também estava feliz pela novidade. “Estou feliz porque vou comer camarão pela primeira vez”, disse antes de aproveitar a visita às tendas de artesanato arte.

#PraTodosVerem: Dona Julia, 95 anos, experimenta o risoto de camarão (Foto: Luis Gava/PMC)
Conforme Karina Mello, “sempre que possível, o Ciapi promove passeios com os idosos para locais que ainda não tiveram a oportunidade de ir, ou mesmo passar um dia agradável fora da instituição”.
Nesta quinta-feira (21) o passeio será com os idosos atendidos pelo Instituto Pró+Vida. O diretor de Cultura da Fundacc, Felipe Leite, disse que visita dos grupos abrilhanta ainda mais o Festival do Camarão.
Os idosos do Centro Dia passam a manhã e tarde no espaço que é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
O Ciapi fica à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), recebe na próxima quinta-feira (8/5), às 14h, palestra e oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A artista, que está em cartaz no Museu com a exposição “terra terreno

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta