Pesquisar No Site
Idosos e PcD atendidos no Centro Dia do Ciapi passeiam e conhecem o Festival do Camarão
Idosos e PcD atendidos no Centro Dia do Ciapi passeiam e conhecem o Festival do Camarão
Pelo menos 18 idosos e pessoas com deficiência (PcD) atendidos no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) tiveram uma quarta-feira diferente. Eles foram passear e almoçar no Festival do Camarão de Caraguatatuba, muitos deles, experimentando o crustáceo pela primeira vez.

#PraTodosVerem: Cuidadores estão ao lado de uma panela grane e se preparam para servir risoto de camarão (Foto: Luis Gava/PMC)
A turma foi acompanhada pelos cuidadores e a enfermeira Ticiane Baise, e a coordenadora técnica do Ciapi/Acalento, Karina Mello, explicou que as atividades externas fazem parte de ações para que os atendidos possam se integrar à comunidade.
No local do festival, os idosos e PcD tiveram oportunidade de experimentar um risoto de camarão feita na barraca do Valdir. A iniciativa foi de uma parceria entre a Acalento e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O grupo ainda foi agraciado com docinhos fornecidos pela Barraca da Edna.
Com um sorriso de orelha a orelha, Dona Julia Maria de Arruda, 95 anos, aguardava a chegada do prato enquanto apreciava o local “Eu não enxergo muito bem, mas tá tudo muito bonito e estou adorando o passeio”.
Sua amiga de Ciapi, Rosalice Santos Freitas, 60 anos, também estava feliz pela novidade. “Estou feliz porque vou comer camarão pela primeira vez”, disse antes de aproveitar a visita às tendas de artesanato arte.

#PraTodosVerem: Dona Julia, 95 anos, experimenta o risoto de camarão (Foto: Luis Gava/PMC)
Conforme Karina Mello, “sempre que possível, o Ciapi promove passeios com os idosos para locais que ainda não tiveram a oportunidade de ir, ou mesmo passar um dia agradável fora da instituição”.
Nesta quinta-feira (21) o passeio será com os idosos atendidos pelo Instituto Pró+Vida. O diretor de Cultura da Fundacc, Felipe Leite, disse que visita dos grupos abrilhanta ainda mais o Festival do Camarão.
Os idosos do Centro Dia passam a manhã e tarde no espaço que é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
O Ciapi fica à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Veja Também Recentes
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto
Contribuintes têm a chance de aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria da Fazenda, ou on-line pelo Portal
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço
Exposições no Macc: Obras de Gianni Parziale e Edson Macedo podem ser visitadas até sábado
O público tem até sábado (20) para apreciar as obras das exposições “Poesia e Cores de Parziale” e “Encontros”, de Edson Macedo. As mostras integraram a comemoração do aniversário de Caraguatatuba em abril. A visitação é de terça a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e a
Aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho podem se recadastrar até dia 30
A prova de vida obrigatória presencial dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de junho segue até dia 30 (terça-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha
Banco de Alimentos fortalece segurança alimentar em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba reforçou seu papel na promoção da segurança alimentar e no combate ao desperdício durante o primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, o equipamento recebeu 2,62 toneladas de alimentos, destinadas ao atendimento a instituições assistenciais do município. Outro destaque do